Maricá recebe Circuito Trilha Carioca de Trekking

0
980

O Circuito Trilha Carioca de Trekking desembarca em Maricá no dia 17 de junho. O esporte, que é um enduro de regularidade disputado a pé, conta com o apoio da Prefeitura de Maricá através das secretarias de Turismo e Lazer e de Esportes. Deve atrair cerca de 150 competidores divididos em 50 equipes. Esta é a sexta vez que a prova acontece na cidade e já foi realizada em locais como o Espraiado, Itaipuaçu, Retiro e Inoã. Para o organizador do evento, Cadu Freitas, Maricá tem sido escolhida com frequência por vários fatores. “A cidade tem um grande potencial de trilhas e paisagens”, afirma. “Além disso, completa, é belíssima, tem fácil acesso e fica perto dos grandes centros”, completa.

A etapa terá 8 km e as duas categorias – Experiente e Intermediário – deverão completar o circuito em aproximadamente 2h30.  A prova é aberta a qualquer pessoa, mas Cadu orienta a quem tem hábitos sedentários para que não participe.  Já a categoria Novatos terá uma prova mais leve, com duração de 1h30. O percurso ainda não foi montado, segundo o organizador, mas em breve as informações estarão disponíveis no site do Trilha Carioca. A concentração e o início da competição acontecem na Praça da Divineia, Barra de Maricá, a partir das 9h30. Os competidores deverão percorrer diversos pontos do bairro, retornando à Praça, onde será a premiação.

Por ser um esporte que leva o praticante a caminhar, exigindo esforço físico moderado, o trekking é recomendável  para atletas de todas as idades.  Na competição, cada participante percorre trilhas pre-estabelecidas em planilhas que fornecem informações – da mesma forma que os enduros automotivos – como sinais representativos, coordenadas para a navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos. O melhor é sempre quem chega mais próximo do tempo estabelecido pela direção da prova. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site ww.trilhacarioca.com.br/inscrições/.