Assistentes sociais de Maricá participam de palestra sobre Legislação Previdenciária

Encontro capacitou assistentes sociais de Maricá.

Dezenas de assistentes sociais das seis unidades do CRAS em Maricá participaram da palestra “Assistência Social: levando o direito para quem tem direito”, realizada hoje (30/05), das 10h às 17h, no CAIC Prof. Elomir Silva, em São José do Imbassaí, Maricá.

A palestra foi ministrada pela socióloga Gláucia Cantarino Nascente e pela assistente social Valdenice Pose, do Programa de Educação Previdenciária (PEP) e do Serviço Social da Gerência Executiva-Niterói do INSS, respectivamente, que formaram a mesa diretora, além da secretária municipal de Assistência Social e Participação Popular, Laura Maria Vieira da Costa.

Assuntos como o histórico do Serviço Social no Brasil, suas lutas políticas (da Lei Eloy Chaves à Constituição de 1988), com desafios sociais na cidade e no campo, além das  conquistas na legislação trabalhista e previdenciária, foram desenvolvidos com desenvoltura pelas palestrantes, com recursos do data-show.

Legislação

Foram divulgados programas sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), aposentadoria por invalidez, e auxílio-doença, entre outros, com o devido suporte legal das leis e suas condicionalidades. Foi esclarecido que boa parte da população desconhece seus direitos e deveres. “Muitos não contribuem para a Previdência, por não estar no mercado formal de trabalho, e com isso perdem direito a benefícios e programas sociais. Autônomos podem e devem contribuir, com os mesmos direitos a aposentadoria e benefícios”, diz Gláucia.

BPC

Em relação ao BPC, foram discutidas condicionalidades e direitos, a começar pela renda per capta de ¼ do salário-mínimo. Idosos, deficientes físicos,menores de 18 anos, aprendizes até 24 anos, e trabalhadores rurais, têm direito ao BPC, desde que cumpridas as exigências legais do programa. O programa funciona em rede nacional, com parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e secretarias estaduais e municipais de Assistência Social e Saúde. “O INSS está presente em todo território nacional
e disponível a todo cidadão, com objetivo de viabilizar o acesso ao serviço social e fomentar uma consciência de proteção ao trabalho, com projetos de atenção à saúde do trabalhador, além de benefícios e atendimento geral”, completa Valdenice.

Aposentadoria e reabilitação

Quanto à aposentadoria por invalidez, o parecer depende de laudo de junta médica, sendo que existe uma relação que classificam as doenças que permitem a pessoa aposentar-se. “Sou a favor da reabilitação profissional, em casos de pessoas que tenham se recuperado de acidentes ou doenças que possibilitem seu aproveitamento ocupacional em outros setores. A aposentadoria em pessoas jovens só leva à depressão e baixa da auto-estima, acumulando doenças emocionais e físicas.

Isto, sem considerar a questão financeira e o ônus para o Estado. A pessoa que é reaproveitada em seu vigor laborativo, tende a recuperar sua autonomia e dignidade, voltando a fazer parte da camada produtiva da população”, definiu Gláucia Cantarino.

O Núcleo de Educação Previdenciária do INSS, fica à Rua Dr. Bormann, nº 6, sala 803, Centro, Niterói. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular de Maricá, fica à Rua Domício da Gama, 386, Centro, Maricá. Tel: 2637-3648.