Missa Campal e Ato Cívico marcam início das festividades dos 198 anos de Maricá

Vitória da Costa, Natasha Fonseca e Waldley Barbosa no hasteamento das Bandeiras.

Moradores foram acordados com queima de fogos e alvorada festiva

Dia 26 de maio: aniversário de 198 anos de emancipação politico-administrativa. Já bem cedo, às 6h, os maricaenses despertaram para um dia diferente. A queima de fogos e o Trem Bão circulando pelas principais ruas da cidade anunciavam as diversas atividades que fariam parte dessas comemorações.

Como é tradição no município, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo realizou, às 8h, a Missa de Ação de Graças ministrada pelo Vigário Episcopal do Vicariato da Região Oceânica (Itaipu), o pároco Casimiro PAC. Em palavras de fé e esperança, o padre concedeu sua bênção a todos os presentes e desejou muitas felicidades aos moradores da cidade, cantando o tradicional “Parabéns para Você”, dedicado à Maricá. O Coral Alegria de Viver da Casa da 1ª à 3ª Idade presente no palco durante toda a celebração de fé emocionou o público ao cantar do Hino da cidade.

Após a missa, a cantora local Jô Borges, acompanhada de seu esposo Aldo Corrêa, apresentaram no palco, em voz e violão, o Hino Nacional. Enquanto isso, os alunos da escola municipal CAIC Elomir Silva, Vitória da Costa (12 anos) e Natasha Fonseca (11 anos) e Waldley Barbosa (10 anos), participavam do hasteamento, respectivamente, das bandeiras nacional, do estado e do município.

Muito emocionada, Jô Borges falou da honra em se apresentar no aniversário da cidade, principalmente, no momento de civismo, cantando o Hino Nacional. “Peço desculpas a todos, pois tive que me controlar muito para não chorar. Sou extremamente patriota e poder homenagear Maricá cantando foi muito gratificante”, salientou a cantora.

Encerrando a cerimônia cívica, o vereador Marcos Ribeiro, representando o prefeito Washington Quaquá, agradeceu a presença de todos e destacou algumas das importantes realizações da administração municipal. “Hoje temos muito o que comemorar. Os alunos da cidade receberam netbooks, uniformes, kits escolares e escolas reformadas; os professores, aumento salarial; e a população ganha muitas ruas asfaltadas, as pontes da Mumbuca e da Barra, novas praças de lazer. A cidade de Maricá está de parabéns pelo dia de hoje”, encerrou o vereador.