Alunos de Maricá prestigiam o aniversário da cidade

0
1309
Apresentação da Corporação Musical Tambores da Escola Municipal Joana Benedicta Rangel emocionou o público. Foto: Fernando Silva.

Para marcar os 198 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, comemorado no dia 26 de maio, os alunos das escolas municipais fizeram um show à parte. Apresentações musicais, esportivas e culturais foram algumas das atrações desenvolvidas durante toda a manhã deste sábado na Praça Orlando de Barros Pimentel. O público também pode conferir os diversos trabalhos pedagógicos produzidos pelos alunos expostos nos estandes.

No palco, a primeira a se apresentar foi Suzane Pereira dos Santos, de 14 anos. Aluna do 8º ano da Escola Municipal Lúcio Thomé, ela compôs a poesia “Inspiração” em homenagem as belezas naturais de Maricá. Feliz em poder apresentar uma de suas criações durante as homenagens para a cidade, Suzane destacou que já possui mais de 10 poesias de sua autoria, contando os momentos e as emoções vividas por ela.

Na área de esportes, os alunos apresentaram as oficinas de karatê e de capoeira realizada por meio da secretaria de Esportes nos núcleos de São José de Imbassaí, Inoã, Itapeba e Flamengo.

Movimentando a praça com muito pop e rock, os alunos da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra botaram o público para dançar com a apresentação da Orquestra Juvenil. Ao som de “Lanterna dos Afogados” (Paralamas do Sucesso), “Pense em Mim” (Darvin) e “Sweet Child O´ Mine” (Guns´n´Roses), o grupo, composto por oito alunos do 8º e 9º ano de Maricá, começaram a concretizar parte de um sonho que é a formação de uma banda profissional. Um dos integrantes dessa orquestra, Guilherme Montes, vocalista e flautista, destacou a importância dessa primeira apresentação. “Nós não sabíamos cantar nem tocar. No início desse ano, começamos a desenvolver o projeto da orquestra com a ajuda do professor Paulo e, hoje, estamos muito emocionados em poder presentear a cidade com a nossa primeira apresentação. Hoje sinto orgulho de ser maricaense”, destacou o vocalista.

Outro momento marcante para o público foi a apresentação da Corporação Musical Tambores da escola Municipal Benedicta Rangel. Dentre outras músicas, o grupo apresentou “A Banda”, de Chico Buarque e levantou aplausos do público. “É um momento muito especial poder assistir a essas comemorações a minha cidade. A festa está muito bonita, mas o que mais me encanta é a batida dos tambores dessa banda”, explicou Glória Trindade, moradora do bairro Itapeba, que todo ano comparece no aniversário da cidade.

Diversos grupos de dança também marcaram presença no evento. As alunas do Colégio Elomir Silva, por meio do projeto Mais Educação, apresentaram a música “Doce Desejo”, da cantora Claudia Leitte. Já a oficina de balé do subnúcleo de Cordeirinho do PELC (Projeto de Esporte e Lazer da Cidade) apresentou a coreografia da música “Caderno”, do cantor Toquinho. Também subiram ao palco os alunos da oficina de jazz do PELC de Ponta Negra; o grupo de balé da Escola Municipal Retiro; de dança livre do PELC de São José do Imbassaí; de hip hop da Escola Municipal João Monteiro; a oficina de hip hop do PELC do bairro Flamengo e a exibição de frevo do grupo “Tá Frevendo” dos alunos da Escola Maurício Carvalho; dentre outras apresentações.