Campanha de vacinação é prorrogada até 1º de junho

0
822
Letícia de Almeida Dutra tem 26 anos, está grávida e já recebeu a vacina.

Neste sábado, aniversário da cidade, haverá imunização na Praça Orlando de Barros

Para ampliar o número de pessoas imunizadas, a secretaria de Saúde de Maricá prorrogou para 1º de junho o encerramento da 14ª Campanha de Vacinação contra a gripe, de acordo com determinação do Ministério da Saúde.

A campanha – destinada a pessoas com mais de 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, indígenas e crianças entre seis meses e dois anos de vida – terminaria nesta sexta-feira (25.05), mas o Ministério anunciou a prorrogação porque na maioria das cidades brasileiras a meta de imunizar 80% do público-alvo não foi atingida. Em Maricá, onde a meta é vacinar 21.354 pessoas, foram imunizados 50,62% do público estimado, ou seja, 10.809 pessoas – segundo dados publicados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. A vacina imuniza contra os vírus H1N1 (influenza), H2N3 e o da gripe sazonal.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Fernanda Spitz, esclarece que, em comparação com outras cidades vizinhas, Maricá apresenta um dos melhores índices de cobertura. São Gonçalo, por exemplo, vacinou 26,94% do seu público e Niterói, 40,10%. “Continuaremos com a campanha em todos os 23 postos de saúde do município. Neste sábado, dia 26 de maio estaremos na praça Orlando de Barros Pimentel, no centro, para aproveitar a movimentação das pessoas que vão participar das atividades em comemoração ao aniversário de Maricá”, destacou a coordenadora, acrescentando que a equipe de imunização fará os atendimentos das 9h às 17h.

Dos públicos-alvo da campanha, a cobertura em Maricá atingiu até o momento 75,54% das crianças, 52,69% das gestantes e 48,11% dos idosos.