Maricá organiza passeata em defesa do Polo Naval de Jaconé

Mobilização está marcada para o dia do aniversário da cidade, neste sábado

No próximo sábado (26/05) a cidade de Maricá completa 198 anos, dividida entre as comemorações pelo presente e o compromisso com o futuro. Uma passeata em defesa da construção do Polo Naval de Jaconé, também conhecido como Porto do Pré-Sal, será realizada no Centro e promete mobilizar centenas de moradores. A concentração está marcada para 17 horas, com saída prevista às 17h30 na Ponte da Mumbuca, em direção à Praça Orlando de Barros Pimentel.

O ato simbólico de apoio ao recente investimento divulgado pela empresa DTA Engenharia (orçado em R$ 5,4 bilhões), se baseia principalmente no potencial de desenvolvimento econômico do projeto, que vai gerar nove mil empregos diretos e indiretos durante a construção, passando a 13 mil após a conclusão das obras, prevista para em 2015.

A mobilização de Maricá para a questão do porto começou com a aprovação, pela Câmara Municipal em dezembro último, de uma alteração no zoneamento urbano do município, inserindo uma área industrial no plano destinado à região da praia de Jaconé. A decisão reflete o apoio detectado por uma pesquisa realizada em outubro, segundo a qual mais de 75% dos habitantes da cidade são favoráveis à iniciativa.

A implantação do complexo portuário dos Terminais Ponta Negra (TPN), irá mudar o papel de Maricá no cenário nacional, com a integração da cidade às atividades do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O TPN prevê porto, área de apoio offshore e tancagem de granéis líquidos. Estima-se que o Terminal de Ponta Negra receberá 850 mil barris de petróleo por dia, o equivalente a 40% da produção nacional. O complexo será instalado em uma área de 5,6 milhões de metros quadrados, sem restrições ambientais, onde funcionaria um clube de golfe. Além de estar situado a área mais favorável para esse tipo de empreendimento na costa da América do Sul, o TPN contará com uma moderna tecnologia contra poluição, capaz de selar o porto ao menor sinal de alarme.

Para o prefeito Washington Quaquá, o empreendimento também vai viabilizar outra vocação de Maricá, a atividade turística. Além da compensação ambiental já incluída no próprio TPN – a destinação de uma área de 3,6 milhões de metros quadrados para a criação de uma reserva de preservação – a cidade receberá a bela região de Ponta Negra transformada em área turística, incluindo a construção de uma marina, de hotéis e de um resort. “Nossa meta é combinar turismo e desenvolvimento. As duas atividades não são conflitantes, basta ter planejamento e é nisso que a Prefeitura de Marica está trabalhando”, declarou o prefeito.