Maricá se prepara para integrar Sistema Nacional de Cultura

O encontro serviu para discutir ações na área cultural

O secretário municipal de Cultura de Maricá, Ricardo Cravo Albin, os subsecretários Myrthes Almada, Zola Xavier e Rosely Pellegrino, e dezenas de artistas maricaenses, participaram, na úiltima quarta-feira (16/05) de reunião sobre a integração do município ao Sistema Nacional de Cultura, implantado pelo Ministério da Cultura (MINC) em todo país. Na ocasião foram apresentadas as diretrizes e normas para que Maricá passe a fazer parte do sistema, bem como discutidas tanto a implantação de um Fundo Municipal de Cultura quanto a do Conselho Municipal de Cultura.

Representantes do Ministério da Cultura (MINC) para o Estado do Rio e Espírito Santo, Flavio Aniceto (produtor cultural e consultor do MINC/Unesco), Reginaldo Magalhães (coordenador de Políticas Culturais do MINC) e Rita Dirr (coordenadora do Núcleo de Cidadania e Diversidade Cultural do MINC), coordenaram a discussão. O foco principal foi o trabalho com a tridimensionalidade da cultura, tanto em seu caráter simbólico, quanto econômico e da cultura cidadã. Discutiu-se também formas de como o município pode se apropriar de cada um desses aspectos como proposta para o plano municipal, além de ações afirmativas que fortaleçam a cultura local. O aspecto simbólico compreende fazer o mapeamento e registro das diversas formas locais de cultura, em bens materiais e imateriais. A cidadania, o que da cultura local representa o município na região, no estado e no país. Já no aspecto econômico, o que essa cultura gera em termos de recursos para o município. “É preciso se organizar para saber que tipo de Conselho a sociedade quer, e organizar-se para representar de fato o município, em fóruns, seminários, conferências e discussões de interesse, que promovam o desenvolvimento cultural de Maricá”, declarou Fábio Aniceto.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Ricardo Cravo Albin, Maricá pretende investir cada vez mais na cultura local. “A participação em eventos municipais e a representação em eventos estaduais e nacionais aumentam a capacidade de representação do município, ajudando-o a integrar-se no sistema nacional como um todo”, disse. Após a apresentação do Sistema, houve um debate com a plateia em torno do atual conselho e das políticas públicas no setor. Fizeram uso da fala, a gestora Regina Maria Moura (Ponto de Cultura), a artista Maria José (GAM) e o radialista Vicente Silva, entre outros. A subsecretária Myrthes lembrou que o Plano de Cultura está previsto para um prazo de 10 anos, com revisões periódicas a cada três anos, e que o Conselho Municipal será paritário (governo e sociedade civil) e gestor do Fundo de Cultura. O subsecretário Zola Xavier propôs a criação de um Fórum Permanente de Cultura e uma nova reunião do Conselho com os artistas locais, foi marcada para o dia 24 de maio, às 15h, na Secretaria Municipal de Cultura, à Praça Orlando de Barros Pimentel, s/nº, Centro, Maricá.