Maricá recebe representantes do Ministério da Cultura

0
723
Encontro reuniu representantes do MinC e gestores locais.

Representantes do Ministério da Cultura estiveram esta semana em Maricá para discutir com os gestores locais a importância da adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

O procedimento reafirma o compromisso dos municípios em manter o diálogo permanente com cada gestor cultural. O sistema permite ainda à sociedade defender a cultura como direito social e ser prioridade na construção de políticas públicas no país.

Convidados pela Secretaria Municipal de Cultura, estiveram em Maricá Fábio Lima Peixoto, representando os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo; Valquíria Dias, estudiosa em diversidade cultural e cidadania; e Reginaldo Magalhães, especialista em políticas culturais, que apontaram os próximos passos para a consolidação do SNC em Maricá.

Cultura local

A delegação, acompanhada do secretário municipal de Cultura, Ricardo Cravo Albin, e seus subsecretários Myrtes Almada, Zola e Rosely Pellegrino, visitou três pontos de cultura maricaenses e discutiram aspectos importantes sobre o SNC e a realidade de cada um.

De acordo com o representante do MinC RJ/ES, Fábio Lima Peixoto, gestores têm percorrido as regiões dos dois estados com  o objetivo de aproximar e horizontalizar a relação entre os entes federados e de apoiar tecnicamente a aplicação das diretrizes nacionais de cultura em cada região.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Ricardo Cravo Albin, “é meta da Secretaria aproximar, cada vez mais, o MinC dos nossos pontos de cultura”.

Consolidação

No dia 16 de maio, às 15h, no Ponto de Cultura GAM – Grupo de Artistas de Maricá, haverá reunião com artistas e agentes culturais do município, representantes do MinC e da Secretaria de Cultura, para discutir com a sociedade civil a elaboração do plano de trabalho para consolidação de Maricá ao SNC. O GAM fica na Rua Álvares de Castro, s/nº, em Araçatiba.