Obras do Centro Popular de Cultura Henfil serão lançadas na sexta-feira

Imagem mostra como será a fachada do futuro Centro Popular de Cultura.

O início das obras do Centro Popular de Cultura Henfil, que está sendo erguido na esquina das ruas Domício da Gama e Alferes Gomes (nas antigas instalações do Detran), no Centro, será marcado nesta sexta-feira (11/05) por mais um evento do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, da Secretaria de Turismo. Os cantores maricaenses Ronaldo Valentim e Mirene Alves se apresentam a partir das 18 horas.

Com previsão de entrega ao público em quatro meses, o novo espaço vai contar com uma galeria de artes, uma livraria e uma arena com capacidade para 180 pessoas. Nela, poderão ser realizadas palestras e convenções, além de poder ser utilizada também como teatro e cinema, trazendo de volta ao Centro da cidade uma sala de exibição de filmes – a última que existia deixou de funcionar no início dos anos 1990 e ficava ao lado do local.

Sob administração da Secretaria Municipal de Cultura, o espaço que homenageia um dos maiores cartunistas que o Brasil já teve resgata também, por iniciativa do próprio prefeito Washington Quaquá, a célebre sigla dos influentes Centros Populares de Cultura, os CPCs dos anos 60. A idéia é valorizar a cultura maricaense a partir da experiência vivida décadas atrás, no Rio, por personagens como Vianinha, Cláudio Marzo, Carlos Vereza, Ferreira Gullar, Carlos Lyra, João das Neves e Raimundo Magalhães Júnior. O professor e historiador Luiz Octávio Spinelli, radicado em Maricá há anos e remanescente do grupo original, vai participar da festa de sexta-feira.