Profissionais de saúde recebem capacitação para diminuir acidentes

0
694
Bióloga Cláudia Rodrigues ministrando treinamento

O Programa de Saúde do Trabalhador (PST) promoveu, nesta quarta-feira (25.04) na Universidade Severino Sombra, um treinamento para 70 profissionais de saúde do município com o objetivo de zerar o número de acidentes envolvendo material biológico, como agulhas e lâminas ou por contato direto com mucosas durante atendimento na rede municipal de saúde.

Palestrantes do encontro, a bióloga Cláudia Rodrigues e o imunologista Marcelo Costa Velho deram ênfase ao protocolo do Ministério da Saúde, que orienta que a assistência às vítimas de acidentes com material biológico deve ser concluída em no máximo duas horas.

“A primeira coisa a fazer diante de um acidente como esse é não se desesperar, a segunda é procurar assistência médica imediata e, por último, fazer o acompanhamento conforme orientação especializada”, listou Costa Velho. 

Já Cláudia observou a importância do aconselhamento nesses casos e de ter em mente que não só o HIV, mas as hepatites virais, também são contágios extremamente perigosos e que podem levar à morte.  

Roseli Campos, do Posto de Saúde de Ponta Negra, e Simone Del Rosa, do Laboratório do hospital, elogiaram a iniciativa do programa em promover o treinamento e, acima de tudo, por orientá-los quanto a procedimentos pós-acidentes. “Foi muito importante para mim, para o meu dia a dia profissional", disse Roseli. “Existe todo um protocolo a ser seguido, conforme o tipo de acidente, que faz toda a diferença. E o propósito de diminuir as ocorrências é muito positivo”, enfatizou Simone.