Megashows e novos projetos movimentam o turismo em Maricá

Grandes shows, como o do Monobloco, são prioridade para atrair turistas e criar opções de diversão para moradores.

Grandes shows com nomes famosos da música popular, como Monobloco, Seu Jorge, Jorge Vercillo e Zeca Pagodinho; um happy-hour semanal com violão e voz de artistas locais em praças do município; passeio de trenzinho pelos bairros da cidade. Esses são alguns dos projetos que o novo secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente e sua equipe vêm desenvolvendo.

Com menos de um mês de gestão, Amaury adianta que reuniões estão sendo realizadas pela Secretaria de Turismo com empresários do ramo hoteleiro, para ampliação da capacidade de ocupação das pousadas, com a finalidade de atender a um público que cresce cada dia mais. “Os shows que têm acontecido em Maricá atraem milhares de pessoas, muitas delas de outros municípios. Há interesse de empresários em investir no setor", ressalta. Também pretendemos padronizar serviços com o pessoal de bares e restaurantes, para melhor atender ao turista. Maricá está se desenvolvendo e tem que fazer jus ao potencial turístico que oferece”, completa.

Outros projetos

Além desses projetos, estão em andamento os de turismo de aventura, com atividades como motocross, mountain bike e voo livre, em parceria com a secretaria de Esportes e com bares e restaurantes do Silvado e Camburi, onde ocorrem essas atividades. E o retorno das edições mensais do Espraiado de Portas Abertas, atualmente trimestrais, onde se encontra turismo ecológico (trilhas e caminhadas) e turismo rural, com esportes equestres (cavalgadas e centro de treinamento equestre). A próxima edição do Espraiado de Portas Abertas será no dia 3 de junho, com o tema “Festa Junina” e a participação de dezenas de estudantes da rede municipal de ensino.

Um dos projetos implantados por Amaury, “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, que acontece toda sexta-feira às 17h na Praça Conselheiro Macedo Soares, adotou como tema o nome de música de um compositor maricaense, Carlos Soares, a ser homenageado em breve pelo projeto. “É um projeto que está dando certo e que será estendido para outras praças, como a do Parque Nanci, por exemplo. Na quinta-feira, realizaremos o projeto na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro, no mesmo horário. Músicos como Dalva Alves, Ronaldo Valentim, Raul Palmeira e Thales Mello já fazem parte do quadro de artistas que se apresentam semanalmente. O projeto está com suas inscrições em aberto. A idéia é valorizar o artista local. Outra ideia é implantar uma seresta quinzenal, nos moldes de Conservatória. É intenção do prefeito Washington Quaquá a revitalização das praças do município como um espaço para crianças, adolescentes e adultos, enfim, que toda a família e comunidade tenham uma integração social”, concluiu.