Prefeitura de Maricá amplia sinal de internet gratuito na cidade

Para ter acesso direto, basta estar dentro da área de abrangência da rede wi-fi

A prefeitura vai ampliar as áreas da cidade com acesso à internet gratuita distribuída por sinal wireless (rede sem fio) por meio do projeto Maricá Cidade Inteligente. Na próxima semana, a administração municipal assina contrato com a empresa vencedora de recente licitação para a instalação de 18 novas antenas que distribuem o sinal de internet. A previsão é a de que entrem em operação nos próximos três meses. Hoje, 15 antenas estão em funcionamento,
instaladas em praças e prédios públicos – de onde o sinal é transmitido para a população.

Com os novos equipamentos, a prefeitura irá melhorar o sinal já existente nas regiões mais populosas da cidade, que são Itaipuaçu, Inoã, Santa Paula, São José do Imbassaí, Centro e Bairro da Amizade, além de estender o serviço ao bairro de Barra de Maricá.

– A internet gratuita disponibilizada pela prefeitura é por ondas de rádio. Por isso, a sua utilização nunca se dará da mesma forma que a de banda larga oferecida por operadoras privadas (transmitida com cabos de fibra ótica). Atualmente, a velocidade de 300 kpbs é suficiente para a navegação, porém quando há mais pessoas conectadas, o sinal naturalmente fica congestionado – explicou o subsecretário municipal de Tecnologia de Informação, Flávio Consoline.

Cada antena da prefeitura tem capacidade para 60 acessos simultâneos num raio de 400 metros de distância. Para melhorar a conexão de cada usuário, a prefeitura orienta os moradores a adquirir um kit com antena externa e cabos de internet.

O projeto Maricá Cidade Inteligente foi lançado no início de 2011 para interligar os prédios públicos da cidade e modernizar a administração municipal em secretarias, postos de saúde e escolas. Com o mesmo sinal, a prefeitura disponibiliza o acesso da população à internet, democratizando o serviço na cidade.

Para ter acesso ao sinal de internet gratuito é preciso preencher um cadastro no primeiro acesso e criar um login (identificação) e senha, para uso nos acessos seguintes. Basta seguir as instruções que aparecem na tela do computador.