Educação Inclusiva de Maricá tem formação continuada

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Cerca de 30 professores e profissionais de apoio da Subsecretaria de Educação Inclusiva participaram  hoje (13/04) de mais uma etapa de formação continuada. Na Casa Digital de Maricá, os profissionais receberam orientação técnica das psicopedagogas Mônica Rigó, Rejane Lúcia Amarante Macedo e Bárbara Hotz quanto aos procedimentos didáticos para  alunos com deficiência educacional especial. Só neste semestre, cinco palestras de formação continuada foram ministradas a diretores de escola, implementadores de Educação Inclusiva, orientadores pedagógicos e educacionais.

O encontro serviu para o debate de assuntos como o papel dos professores como agentes de inclusão, interação entre família e comunidade escolar, estratégias de ensino, atividades de vida diária (aprendizado da rotina) e elaboração de materiais didáticos e acompanhamento de alunos com deficiência física, entre outros.

Segundo a pedagoga Bárbara Hotz, "a base para a Educação Inclusiva é o amor, o carinho, a atenção, a dedicação, a paciência e a confiança". Com esses ingredientes,  o trabalho alcança os resultados desejados, declarou.

A psicopedagoga Cláudia Maria Ramos, professora de Educação Inclusiva na E.M. Barra de Zacarias, estava entre os profissionais treinados e ressaltou que a formação continuada é importante para a discussão de ações e projetos que ajudam os docentes a lidar com as diferenças de comportamento dos alunos. "Nesses encontros discutimos projetos e esclarecemos nossas dúvidas", completou.