Educação Ambiental é tema de oficinas em Maricá

Os professores vão atuar em onze escolas

Um grupo de professores da rede municipal de ensino de Maricá começou nesta quinta-feira (29/3) a receber capacitação em Educação Ambiental, para atuarem nesta disciplina em onze escolas do 6º ao 9º ano na cidade. A primeira de uma série de oficinas sobre o assunto ocorreu no CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí, e teve como palestrante uma das pesquisadoras do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS), da Faculdade de Educação da UFRJ.

A próxima oficina está prevista para a primeira quinzena de junho. O conteúdo inclui tópicos como conflitos sócio-ambientais em biomas da mata atlântica, bacia hidrográfica e educação ambiental. Todas são organizadas pela Subsecretaria da Cidade Educadora.

De acordo com a coordenadora de prática ambientais, Mariana Caruso, o próximo passo será iniciar eventos semelhantes nas escolas da rede municipal que estão inseridas nas Unidades de Conservação das Serras de Maricá, criadas pelo prefeito Washington Quaquá no ano passado. A primeira deverá ser a E.M. Pedro Augusto Costa, no Espraiado. “É um local onde já existe uma estrutura focada no setor ambiental. Creio que será interessante para iniciarmos esta fase”, disse Mariana.