Terminal Rodoviário de Itaipuaçu terá 80 ônibus circulando

Usuários poderão retirar o cartão do SUS a partir de segunda-feira (05/02), no terminal de Itaipuaçu - Foto: Paulo Polônio)

A partir deste domingo (01/04), quando o novo Terminal Rodoviário de Itaipuaçu entrar em funcionamento, os passageiros poderão pegar três ônibus e pagar somente uma passagem com o Bilhete Único Intermunicipal. Cerca de três mil pessoas sairão diariamente em direção à Região Metropolitana do Rio. O terminal vai funcionar 24 horas e os ônibus vão rodar das 5h30 às 22h05, em intervalos regulares de 30 minutos. Cerca de 80 veículos vão circular pela cidade e fazer as integrações com cidades da Região Metropolitana.

Com o cartão de integração, a população poderá pegar qualquer ônibus dentro do distrito em direção ao novo terminal no período de uma hora e trinta minutos. De lá, terá mais duas horas e trinta minutos para utilizar outras duas passagens com o Bilhete Único, tudo isso pelo valor de R$ 4,95. Ao utilizar o BU, os passageiros vão economizar R$ 5,75 em cada viagem à Niterói e R$ 8,75 se o destino for o Rio de Janeiro. Esse modelo de integração é inédito no estado.

Junto à inauguração do terminal de integração, a prefeitura criou três novas linhas municipais, para facilitar e agilizar o deslocamento dentro do distrito de Itaipuaçu, que é considerado o maior loteamento do estado, com dez bairros e 170 ruas. Os ônibus vão fazer os itinerários Rua 126-Recanto (com rotas pela Rua 34 e Estrada de Itaipuaçu), Terminal-Inoã (via Itaocaia) e a linha circular, saindo do Terminal para as ruas 34 e 66, passando pela Avenida 2 e retornando ao terminal. A viação Nossa Senhora do Amparo foi responsável pela construção do terminal (uma exigência legal pela concessão das linhas que a empresa opera na cidade).