Maricá indica delegados para a Consocial Brasil

O município de Maricá conquistou mais um espaço ao conseguir indicar, na I Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial/RJ), dois representantes para a etapa nacional. Foram indicados como delegados por Maricá Carlos Alves, superintendente dos Conselhos Municipais (governo), e
Izidro Paes Leme Arthou (sociedade civil). A Consocial foi convocada pela Controladoria Geral da União (CGU), através de decreto presidencial de 2011.

Municipal

O prefeito Washington Quaquá convocou a Consocial de Maricá, em janeiro de 2012, sendo a conferência realizada no dia 10 de fevereiro de 2012, e representada por seis delegado:  Carlos Alves e Marcelo Martins, pelo poder público; Ana Quintanilha, Izidro Paes Leme Arthou e Antônio Sérgio Carneiro,
pela sociedade civil; e Vera Lúcia Braz, pelos Conselhos de Maricá.

Estadual

A etapa estadual do Consocial aconteceu nos dias 17 e 18 de março, tendo a delegação de Maricá atuado bastante nos debates  da conferência, que ocorreram desde os grupos de trabalho, e na discussão dos temas na plenária. Das 20 propostas apresentadas em todo o estado, Maricá conseguiu aprovar oito, o que indicou seus representantes para a etapa nacional do Consocial. Entre elas, uma das mais votadas, a que cria a Casa dos Conselhos – um espaço de ação e trabalho dos Conselhos dos Direitos, para articulação entre governo e sociedade civil e efetivação e fiscalização de políticas públicas.

Carlos Alves, delegado pelo setor de governo, agradeceu, em nome da Comissão Municipal de Organização da Consocial Maricá (COMU), o apoio recebido do prefeito Washington Quaquá , “pelo compromisso com a transparência e o controle social”, e aos funcionários da prefeitura, para a realização da etapa municipal da conferência.