Bolsa Família inicia acompanhamento da saúde dos beneficiados

A fase de acompanhamento de saúde dos beneficiados pelo programa Bolsa Família em Maricá já começou. As famílias cadastradas devem comparecer ao posto de saúde mais próximo de casa para atualizar os prontuários. Crianças até 7 anos vão passar por pesagem e medição, além de verificar se a vacinação está em dia – as vacinas pendentes serão aplicadas também nos postos.

As mulheres beneficiadas pelo programa em idade reprodutiva, entre 14 e 44 anos, também devem comparecer para pesagem e medição, sendo que as gestantes terão atendimento específico e incentivo para realizarem o pré-natal. De acordo com a coordenação do programa federal em Maricá, o acompanhamento ocorre duas vezes por ano e é considerado essencial para o funcionamento do programa.

Recentemente, o Bolsa Família agregou, em gestão compartilhada, os programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem (do governo estadual) e Bolsa Alimento (do governo municipal). Além disso, o programa passou a atender em um novo espaço, aberto no fim de janeiro, anexo à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular, na Rua Domício da Gama, nº 374. Diariamente, cerca de 100 pessoas são atendidas no local.