Alimentação saudável é tema de palestra no CRAS São José

0
1384
Encontro serviu para orientar moradores sobre a importância da alimentação saudável

 Uma alimentação saudável e equilibrada, em todos os ciclos da vida humana. Esse foi o tema da palestra ministrada ontem (14/03), pela nutricionista Juliane Nazaré Soares Costa, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A palestra foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro do Marine, em São José de Imbassaí, Maricá. Dezenas de mulheres participaram do  evento, que homenageou o Dia Internacional da Mulher. Ao final, foram sorteados brindes para as participantes

Vitória, 14 anos, moradora da comunidade, faz parte do Grupo de Adolescentes Gestantes do CRAS, e compareceu com seu filho Cauã, de um ano. Udinéa de Ataíde Cunha, 52, foi ao evento e disse que aprendeu bastante. "Já fiz cursos aqui como o de Panificação e Salgados, Gestão Doméstica e participei de palestras. Conhecimento não ocupa espaço e a gente sempre aprende algo mais", disse. As estudantes Josilene, Ana Carla, Thaís e Eduarda, do 7º ano do CAIC Prof. Elomir Silva, acharam a palestra interessante. "Vou procurar uma alimentação mais saudável, de agora em diante", disse uma delas.

Segundo Juliane, a alimentação é uma necessidade orgânica que deve ser atendida de maneira adequada às idades e ciclos de vida, formando a chamada Pirâmide da Saúde, que funciona de maneira efetiva como prevenção às doenças.

A nutrição é importante para o próprio indivíduo e, no caso das mulheres, para a formação de um novo ser. Durante a gestação, a mulher, independente da idade, tem que tomar cuidados especiais para a boa formação do bebê. Nascido, o lactente depende exclusivamente do leite materno, que contém todos os nutrientes necessários à sua nutrição. Já a criança e adolescente devem alimentar-se de acordo com uma dieta que envolva alimentos calóricos e protéicos: leite e derivados, carne, ovos, mas também legumes e frutas, alimentos que contêm vitaminas e sais minerais. É a idade do desenvolvimento ósseo e muscular, que formará o organismo adulto. Atividades físicos são indicadas desde a infância, como auxiliares no fortalecimento de ossos e músculos, e de hábitos disciplinares saudáveis.

A pessoa na fase adulta deve alimentar-se bem, porém com uma dieta mais leve, apenas para manutenção do corpo; já o idoso, precisa de uma dieta especial à base de leite e derivados, por necessitar de uma maior necessidade de cálcio, devido a problemas da idade, como a menopausa e osteoporose, que provocam uma maior fragilidade óssea. Atividades físicas como caminhadas leves, natação e dança são indicados nessa idade.

 

Serviço

O CRAS São José trabalha com projetos sociais e atua com grupos Infantil, Adolescente, Familiar, de Jovens Gestantes e fica à Rua Tinharé, Lote 02, Quadra 02, Marine, São José do Imbassaí. Tel: 2636-8506.