Cerca de 500 mil pessoas aproveitaram Carnaval em Maricá

Foliões lotaram a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, para curtir o Bloco da Preta /Foto: Paulo Polônio

Prefeito Quaquá pretende transformar a cidade em um destino alternativo da folia

O Carnaval de Maricá superou todas as expectativas. Aproximadamente 500 mil pessoas, entre moradores e turistas, circularam pela cidade durante os cinco dias de folia. Segundo dados da 82ª DP, foram registradas apenas três ocorrências a mais do que ano passado (82 em 2011 contra 85 em 2012), mesmo com o aumento de quase 100 mil foliões este ano. Nenhum óbito foi registrado.

Cento e vinte policiais militares trabalharam nas ruas durante o Carnaval. Por dia, 25 agentes de trânsito e guardas municipais atuaram no controle as vias públicas da cidade com sete motos e oito carros. Por conta deste efetivo, não houve acidentes graves ou tumultos.

Shows diários em seis palcos (Ponta Negra, Cordeirinho, Itaipuaçu, Inoã, Centro e São José do Imbassaí) animaram o público, com destaque para a programação do palco principal, no Centro, onde se apresentaram grandes atrações, como Preta Gil, Bangalafumenga, Sapucapeta e a bateria da Escola de Samba União da Ilha. Além disso, 76 blocos carnavalescos arrastaram milhares de foliões pelas ruas da cidade.

Até a Quarta-feira de Cinzas, as equipes de salva-vidas da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros resgataram 53 pessoas afogadas nas praias e lagoas do município. A Operação Carnaval vai até o próximo domingo (26/02). Cerca de 100 guarda vidas atuam em 32 postos de atendimentos na orla e sistema lagunar. As equipes têm apoio de dois barcos (em Itaipuaçu e Ponta Negra), cinco viaturas, dois quadriciclos e uma ambulância, que fica na sede do Corpo de Bombeiros (Rodovia Amaral Peixoto, km 29, em Itapeba). Outra iniciativa da Defesa Civil para garantir a segurança dos frequentadores foi a distribuição de 3 mil pulseiras de identificação (com nomes dos responsáveis e telefones de contato) para as crianças nas praias e lagoas.

No Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, e no posto de saúde Santa Rita, em Itaipuaçu, que funcionaram 24 horas por dia, nenhum caso grave foi registrado. Seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ficaram à disposição.

Nas ruas próximas aos palcos, o trânsito foi desviado pela Secretaria de Transportes para vias paralelas. Segundo o secretário Rony Peterson, equipes da prefeitura conseguiram fazer o transito fluir, mesmo com o grande número de veículos que circularam na cidade, graças à abertura de ruas do Centro em direção ao bairro Flamengo. Além disso, placas sinalizando as mudanças viárias foram instaladas em diversos pontos da cidade para facilitar o deslocamento de veículos.

Maricá no roteiro do Carnaval

Segundo o prefeito Washington Quaquá, os moradores de Maricá podem se acostumar com grandes atrações no Carnaval. O objetivo da prefeitura é tornar a cidade um Carnaval alternativo, o que já acontece em cidades como Paraty e as mineiras Ouro Preto e Diamantina, destino procurado por famílias que queiram curtir a tradicional folia nas ruas, com segurança e uma programação que inclua tradicionais blocos de rua e grandes shows.

– A ideia é fazer grandes apresentações musicais para todas as idades em diversos pontos da cidade, além dos tradicionais blocos de rua que a cada ano atraem mais foliões. Maricá virou "gente grande" e está no circuito do Carnaval no nosso estado – destacou o prefeito.

Coleta de lixo

A Secretaria de Ambiente e Urbanismo, responsável pela coleta de lixo no município, afirmou que o recolhimento nas ruas está sob controle, mas disse também que as equipes trabalham mantendo o esquema montado no Carnaval.

“Uma parte desta população flutuante ainda está na cidade e vai ficar pelo menos até domingo. Nesse período, temos de manter a atenção especial que tivemos nos dias de folia”, declarou o secretário Celso Cabral.