Atletas do CBTARCO disputam vaga para Olimpíadas de Londres

0
1226
As três atletas disputarão uma vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de Londres

 

A Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco) está treinando três atletas classificadas nos últimos campeonatos brasileiros e sul americanos para disputarem a Qualificatoria Continental, na Colômbia, em abril. A prova servirá como etapa classificatória para as Olimpíadas de Londres. 

As atletas deverão treinar até o dia 15 de abril, quando embarcarão para Bogotá. Sarah de Oliveira Nikitin, paulista, 23 anos, estudante de Letras da USP; Monique Evellin Rodrigues Gomes, maricaense, 18 anos, Ensino Médio; e Ane Marcelle Gomes dos Santos, 18 anos, ex-aluna do C.E. Elisiária Matta, competirão pela vaga que representará o Brasil nas Olimpíadas. Cada país tem direito apenas a uma vaga para a competição.

Sarah tem oito anos como arqueira e foi campeã no último Torneio Sul Americano, em setembro de 2011, em Santiago do Chile. Treina em Campinas, onde mora, com o instrutor da Seleção Brasileira de Tiro com Arco, o coreano Lim Heesik. “Estou praticando a raia de 70 metros, que é a distância oficial das Olimpíadas. Lutaremos para que uma de nós seja classificada para o campeonato”, diz.

Monique dedica sete horas por dia ao esporte, assim como suas companheiras. Maricaense do Espraiado, pratica tiro com arco há três anos e já foi incluída no Master Plan, programa de treinamento de arco e flexa direcionado para campeonatos. “Fomos inseridas na categoria adulto (Master), e temos de treinar bastante para acertarmos o alvo no menor tempo possível. São seis baterias de seis flexas, com o tempo máximo de quatro minutos por bateria. Acho que estamos em condições de competir pelo país, e, até, internacionalmente. Estamos sendo treinadas para isso”, completa.

Já Ane Marcelle, a mais nova do grupo, treina arco e flexa há apenas dois anos, mas já se destacou como arqueira. Sua pontuação maior foi em campeonatos locais, chegando ao escore de 1.324 pontos como cadete. Ane diz que se apaixonou pelo esporte, assim que teve contato com o arco. “Os jovens deveriam se dedicar mais ao esporte”, diz ela, que usa uma pulseirinha branca com uma legenda em inglês: “I Love archery” (“Eu amo arco e flexa”). ”É para dar sorte. Na verdade, o esporte para mim é uma paixão. Acredito que o Brasil se sairá bem em 2012 e se classificará para 2016”, conclui.

O Centro de Treinamento do Tiro com Arco fica no bairro de Itapeba, Maricá. Com 27 mil metros quadrados, diversos estandes de tiro, sala de musculação, sala de recreação, alojamentos e administração, é o espaço reconhecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), como sede do esporte no país. A treinadora Dirma Miranda, que trabalhou as atletas no treinamento base, adianta que o treinador coreano Lim Heesik é um dos melhores do mundo. “Eu dei o lustro e ele dará o brilho final”, completou.