Quaquá recebe Confederação de Remo e apresenta projeto de CT em Maricá

Projeto do Centro de Treinamento de Remo de Maricá. Foto: Fernando Silva.

Prefeitura quer colocar a cidade no caminho de mais um esporte olímpico

Um grande passo foi dado na manhã desta quinta-feira (02.02) para a instalação, em Maricá, do Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Remo. Em reunião com o Prefeito Washington Quaquá, o presidente da entidade, Wilson Reeberg, conheceu o projeto do CT, elaborado pela prefeitura, e visitou a área oferecida pelo governo municipal, no bairro do Boqueirão, onde serão erguidas as novas instalações da Confederação.

Entusiasmado com a estrutura apresentada, o presidente da confederação falou sobre a escolha de Maricá para sediar um Centro de Treinamento. “É um casamento perfeito. O projeto está muito bem estruturado. A confederação necessita de um novo espaço, que seja ao mesmo tempo tranquilo e próximo do Rio de Janeiro. A cidade de Maricá oferece todos os requisitos necessários para que esse projeto seja um sucesso”, comemorou.

Durante o encontro, Wilson apresentou um diagnóstico da atual situação da estrutura da confederação, no Rio, para justificar a mudança para Maricá. “Nossa realidade está muito aquém das nossas necessidades. Hoje, existem na seleção brasileira 24 atletas que utilizam apenas uma sede, que fica no Estádio de Remo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Não temos espaço suficiente para treinar novos atletas nem para instalar todos os equipamentos necessários”, declarou, acrescentando que a intenção é transferir também a atual estrutura da sede da confederação para Maricá.

O prefeito Washington Quaquá ressaltou que projetos na área de esportes são uma prioridade em sua administração e que a prefeitura está dedicada em transformar a cidade num destino viável para receber atletas em fase de preparação para as Olimpíadas de 2016, além de formar núcleos para a formação de novos talentos. “A preocupação da prefeitura é incentivar a vinda de confederações, por exemplo, mas, principalmente, permitir que essas instalações de excelência beneficiem também os jovens da nossa região”, pontuou.

O futuro Centro de Treinamento

Projetado pela equipe da secretaria municipal de Assuntos Federativos, o futuro CT de Remo de Maricá terá 3.500m² de área construída. A principal construção será um prédio de três andares, com linhas que vão simular o formato de um barco. O espaço terá 30 alojamentos, com banheiros femininos e masculinos e com capacidade para receber até 60 atletas, além de academia e restaurante panorâmicos, salas para uso administrativo, depósitos, salas de reunião e uma cozinha industrial. O CT terá ainda espaço para até 80 barcos e um estacionamento para 50 veículos.

O subsecretário municipal de Assuntos Federativos, Francisco Lameira, explicou que o projeto ainda poderá receber ajustes de acordo com as necessidades e exigências técnicas da confederação. “Os próximos passo serão as possíveis alterações no projeto, a elaboração de um orçamento detalhado e a licitação da obra”. A previsão é que o CT custe, aproximadamente, R$ 7 milhões.

Sobre o investimento necessário, o secretário municipal de Esportes, Aldair Machado, esclareceu que a prefeitura está buscando recursos junto ao Governo Federal. “A prefeitura já possui emenda parlamentar que pode ser destinada a este tipo de projeto. Além disso, a atual gestão tem bom relacionamento com o Governo Federal e vai lutar para concretizar um projeto tão bem fundamentado como esse”, afirmou.