Maricá forma nova geração de atletas de Tiro com Arco de olho em 2016

Sede do CBTARCO receberá o projeto da Prefeitura para formar novos atletas

A Prefeitura de Maricá acaba de assinar um convênio com o Ministério do Esporte para formar jovens atletas de Tiro com Arco. A modalidade, olímpica, sofre com a carência de profissionais de alto rendimento no país.

O município sedia a Confederação Brasileira do esporte – o CBTARCO – e quer se tornar berço para a formação de atletas profissionais. Pelo convênio, 64 crianças e jovens, de 12 a 17 anos, serão selecionados em escolas da cidade e receberão treinamento específico nas instalações da Confederação, localizada no bairro de Itapeba, num terreno cedido pela prefeitura de Maricá. A previsão é que as aulas comecem em março e, até lá, uma equipe técnica, formada por dez pessoas, entre coordenadores técnicos, treinadores, instrutores e monitores, será capacitada pela treinadora da seleção brasileira de Tiro com Arco, Dirma Miranda dos Santos.

O secretário municipal de Esportes, Aldair Machado da Silva, ressaltou a importância do convênio para o município. “Por meio do núcleo, podemos oferecer treinamento de alto rendimento para os nossos jovens estimulando a prática esportiva e, principalmente, desenvolvendo talentos com foco nas olimpíadas”.

Na última semana, o Comitê das Olimpíadas do Rio divulgou uma lista que inclui o CBTARCO entre as 172 instalações esportivas do país que servirão de alojamento para atletas em fase de treinamento para a Rio 2016. No estado do Rio, foram selecionadas 32 instalações. O CBTARCO possui uma área de 27 mil m2, com capacidade para alojar 24 atletas. O local passará por obras de ampliação e modernização até 2016. Entre as melhorias, está prevista a construção de um departamento médico, de uma sala de fisioterapia e uma piscina, além de um novo espaço para alojamento de atletas.