Carnês do IPTU 2012 de Maricá estão personalizados

Novo modelo do carnê do IPTU, com a foto do imóvel

Foto da fachada do imóvel garante personalização dos carnês

Novidades no IPTU 2012 de Maricá. Este ano, dos 90 mil carnês emitidos (que começaram a ser entregues na semana passada), 21 mil serão personalizados.

A novidade, que começou com o imposto de imóveis do bairro de Itaipuaçu, é resultado de um projeto de recadastramento imobiliário, iniciado no ano passado pelo governo municipal, que visa à modernização administrativa. A previsão é que, em 2013, 100% dos carnês já sejam emitidos na nova versão.

Para o trabalho, destaca o secretário municipal de Fazenda, Roberto Santiago, foi necessário utilizar um software especial que permitisse o armazenamento e tratamento do material fotográfico recolhido na rua. “Não é uma tarefa fácil. Iniciamos por um sistema de fotos aéreas e, em seguida, equipes foram para as ruas mapear, localizar e identificar esses imóveis”, explicou. Um dos moradores de Itaipuaçu, Lauro Botelho, elogiou a iniciativa da prefeitura.

“Por meio da foto, temos a certeza de que estão nos cobrando o tributo correspondente ao nosso imóvel. Isso garante transparência do serviço”, frisou. Já o comerciante David Rodrigues, que possui um terreno no mesmo bairro, salientou o diferencial para o município. “Moro na região Serrana e ainda não tinha visto um carnê personalizado como este. Além de bonito, permite a identificação do proprietário e também do imóvel”.

Outra novidade em 2012 é que pela primeira vez o IPTU de Maricá pode ser pago por meio de ficha de compensação, em toda a rede bancária (incluindo caixas eletrônicos e internet), além de casas lotéricas.

Internet: o caminho mais fácil para pagar seu IPTU

Com objetivo de facilitar o pagamento do IPTU 2012, a prefeitura de Maricá disponibilizou um link em seu site oficial para que os contribuintes possam obter as guias de emissão do imposto.

Quem tiver acesso à Internet, basta acessar http://www.marica.rj.gov.br/iptu/ e preencher o código do imóvel (sem o dígito) no espaço correspondente e clicar em pesquisar.