Prefeitura conclui pavimentação na Estrada do Caxito

Obra era aguardada pela comunidade há mais de 30 anos. Foto: Fernando Silva.

A prefeitura de Maricá conclui as obras de drenagem e pavimentação de 570 metros da Estrada do Caxito. A urbanização era uma antiga reivindicação dos moradores.

Segundo a secretaria municipal de Obras, faltam pequenos ajustes no nivelamento da rua para iniciar a colocação do asfalto. A estrada já recebeu serviços de drenagem, colocação de meio-fio e rebaixamento dos ralos para permitir o perfeito escoamento das águas pluviais.

O trecho em obras, que vai da RJ-106 até a praça do bairro, é fruto de uma parceira entre a prefeitura e o Governo Federal. “Essa obra teve início na administração passada, mas foi interrompida ainda durante o governo anterior, causando insatisfação dos moradores e descrédito de que a obra seria finalizada. Queremos recuperar a autoestima dessas pessoas”, destacou o secretário de Obras, Paulo Delgado.

Moradores do Caxito há mais de dez anos, Valdevino Santos está confiante. “Essa rua era lama em dias de chuva e poeira na época de sol. Não havia meio-termo. Agora, poderemos contar com esse benefício para toda a comunidade”, declarou.

Nascido e criado no bairro, Rondinei Antunes é comerciante no local há mais de 20 anos. “Essa estrada era repleta de crateras o que acaba por afastar os clientes do meu bar. Agora, com o asfalto, tenho a certeza de que o movimento do comércio do bairro vai melhorar muito”, falou Rondinei, conhecido no bairro como Nei.

Outro trecho da via, de 1,4 Km, já foi recentemente asfaltado, numa obra em parceria da prefeitura com o governo estadual por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ). Foram realizados serviços de drenagem, pavimentação e colocação de calçadas. Estão em fase de finalização a recuperação de meio-fio e colocação de sarjeta.