Domingo é dia de teatro gratuito em Maricá

Espetáculo gratuito "Por Gentileza" neste domingo

Por Gentileza” retrata os ideais do Profeta

A cidade de Maricá abre suas portas para o espetáculo “Por Gentileza”, que retrata a vida e os ideais de José Datrino – o Profeta Gentileza.

Realizado pela Cia Mimos Brasil de Teatro e Mímica, a peça, gratuita, será encenada neste domingo (04/12), às 20h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com apoio da secretaria municipal de Cultura. Em caso de chuva, o evento será realizado na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, situada na Av. Nossa Senhora do Amparo nº 57 – Centro.

Sob a direção de Josué Teixeira Soares, uma trupe de mambembes divide-se em múltiplos personagens que, por meio de mímica e de bonecos, cantam e contam, durante uma hora, a história e a filosofia de Gentileza.

Nascido em Cafelândia (SP), o Profeta Gentileza se tornou uma personalidade carioca durante a década de 80, ao pregar nas ruas da cidade mensagens de paz, afeto e solidariedade. Sua pregação se materializou, na década de 80, na obra que se tornaria sua marca na cidade do Rio: as inscrições em verde e amarelo pintadas em 56 pilastras do viaduto do Caju, próximo à Rodoviária Novo Rio, com mensagens de paz e críticas à sociedade.

Lançada em 2000, a peça “Por Gentileza” integrou três edições do projeto “Ciranda de Espetáculos”, da Secretaria de Projetos Especiais do município do Rio de Janeiro, e também do Circuito Estadual do SESC. Além disso, participou como convidada de festivais realizados no Estado como Encontrarte, Prêmio Paschoalino (Fetaerj) e Festival de Resende. Em 2011, foi premiada com a Edição Circuito das Artes da Secretaria de Cultura do Governo do Estado.

Domingo também terá oficina teatral gratuita no “Joana”

Além da apresentação da peça, será realizada também no domingo, às 14h, a oficina teatral de manipulação e resignificação de objetos. Ministrada pelos atores da peça, Josué Soares e Márcia Valéria, a oficina acontecerá na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel. Para se inscrever, é necessário procurar a secretaria Municipal de Cultura, no telefone 3731-1432. As vagas para a oficina são gratuitas, mas limitadas.