Maricá integra programa “Renda Melhor”

Prefeito Quaquá participou do lançamento do programa, que vai beneficiar 32 mil famílias em Maricá - Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

O programa Renda Melhor, de apoio a famílias em situação de extrema pobreza, foi lançado nesta segunda-feira (28/11) no Centro de Integração do Comperj (Cisg), em São Gonçalo, para os municípios da Região Leste do Rio de Janeiro – Maricá, Itaboraí, Tanguá, Itaguaí, Araruama, Saquarema e Silva Jardim. Cerca de 100 mil famílias estão sendo beneficiadas na região, pelo menos 32 mil em Maricá.

Criado para atender núcleos com renda per capta mensal inferior a R$ 100,00, o Renda Melhor tem benefícios variando de R$ 30,00 a R$ 300,00, por família, de acordo com o grau de pobreza. Em Maricá, além do repasse de recursos do programa para 4.500 beneficiados, a implementação do Renda Melhor favorecerá ainda as 6.200 pessoas já cadastradas no Bolsa Família. O Renda Melhor é um dos pilares do Plano de Superação da Extrema Pobreza – Rio Sem Miséria – lançado pelo governo do Estado do Rio em maio de 2011 (Decreto 42.949), em articulação com a União – via Bolsa Família – este considerado um dos maiores projetos de transferência de renda em todo o mundo.

Para o prefeito Washington Quaquá, o programa é inovador e será um modelo para outros estados.

"Verificamos que o maior avanço ocorre na questão dos indicadores sócio econômicos desenvolvidos junto com a Fundação Getúlio Vargas. Seria interessante que a secretaria pudesse disponibilizar para os municípios essa tecnologia inovadora. Em Maricá, por exemplo, esses dados seriam importantes na identificação dos alunos que teriam direito ao Renda Melhor Jovem", explicou o prefeito, referindo-se a um dos componentes do programa, no qual é oferecida uma poupança escola aos jovens das famílias beneficiadas.

Segundo o secretário de Assistência Social e Participação Popular de Maricá, Jorge Castor, o que está acontecendo é fruto de um projeto que iniciou com a presidente Dilma, comungado pelos governos estaduais e municipais.

"O governador Sérgio Cabral defende a expansão desse projeto no estado, o que está sendo feito com todo o empenho pelo secretário Rodrigo Neves. Maricá é parceiro desse processo, desde o início”, declarou.

O dia também foi pródigo para a população do município em outras conquistas. Além da participação no Renda Melhor, Maricá conseguiu do governo estadual o aumento do número de unidades do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que passarão de duas para seis, e a instalação de uma Casa de Passagem (abrigo para pessoas em situação de risco) do Programa de Erradicação da População de Rua.