Maricá discute Direitos da Criança e do Adolescente

Autoridades discutem ideias para melhoria dos direitos da criança

A discussão sobre o presente e o futuro das crianças de Maricá norteou a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta sexta-feira, dia 25/11, no Sal da Terra.

Representantes da sociedade civil, do governo municipal, do Conselho Tutelar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das Polícias Civil e Militar marcaram presença, para construir uma nova agenda coletiva para o município, com base nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Mas o destaque do encontro, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maricá (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, ficou por conta da plateia, formada em grande parte por estudantes da rede municipal de ensino.

Sthephany Vargas, de 16 anos, aluna da Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, acompanhou a conferência e disse que sempre participa de eventos que possam resultar em mudanças para o seu futuro. “Esse é o espaço para que possamos colocar as nossas ideias em discussão. É interessante saber que existem muitas pessoas mobilizadas para construir um futuro melhor”, declarou a estudante.

O presidente do CMDCA de Maricá, Wallace Bretas, explicou a importância da conferência. “Ela permite traçar novos rumos para as políticas a serem adotadas na defesa da criança e do adolescente. Temos que olhar a criança como prioridade absoluta”, frisou, acrescentando que no município existem seis conselheiros, que atuam para preservar, fortalecer e garantir o atendimento à criança e ao adolescente.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Marilza Medina, aproveitou a Conferência e ratificou o comprometimento da administração municipal com assuntos voltados para a criança. “A cidade de Maricá se articula para traçar e elaborar diretrizes que melhorem a qualidade de vida da população. A atual administração está totalmente engajada com o próximo e com o direito do outro, principalmente com os direitos da Criança”, afirmou.