Maricá vacina gado contra febre aftosa

Foto: Divulgação

Com o objetivo de evitar uma epidemia de febre aftosa em Maricá, a prefeitura, por meio da Secretaria de Aquicultura, Pesca, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, destinou 1.470 doses de vacina, em dose única, para atender pequenos criadores de gado bovino no município. A previsão é atender todas as localidades onde existem criações em pequena escala até 30 de novembro, quando expira o prazo de vacinação.

As doses foram adquiridas pela Prefeitura e entregues através de Termo de Doação aos criadores em pequena escala. As vacinas serão aplicadas por veterinários dos criadores, mas a partir de 2012 a prefeitura passará a oferecer este serviço gratuito. Segundo o secretário Claudio Jorge Soares, o governo municipal assina na próxima semana um convênio com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde veterinários da instituição de ensino irão aplicar as vacinas em gados de pequenos criadores.

O rebanho maricaense atual é de cerca de 3.400 cabeças, sendo que metade pertence aos criadores de médio porte, alguns deles exportadores, que vacinam seu gado por conta própria.

O secretário disse que, após imunizar os animais, os proprietários devem cadastrar-se ou recadastrar-se na Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca, onde receberão certificado de vacinação, com validade até maio de 2012, próxima etapa da vacina.

A febre aftosa, como o próprio nome diz, é uma doença que ataca as mucosas, causando aftas na boca, língua, faringe, esôfago e narinas, além de atingir as fendas dos cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação, o que leva o animal ao enfraquecimento e à morte.