Evento reuniu mais de 5 mil pessoas na arena montada na Barra de Maricá

Euller, destaque do Palmeiras, domina a bola contra o São Paulo - Foto: Fernando Silva

Fluminense e Palmeiras estão classificados para as semifinais do Torneio Rio-São Paulo de Showbol, após as partidas realizadas em Maricá neste fim de semana. A arena, montada na Barra de Maricá, recebeu craques como Juninho Paulista, Euller, Pedrinho e Djair, que há pouco tempo faziam a alegria das torcidas nos estádios. Mais de cinco mil pessoas compareceram nos dois dias para assistir aos jogos.

Favoritos ao título da competição regional, Vasco e São Paulo foram eliminados na primeira fase. Atual campeão brasileiro de showbol, o time da Colina foi derrotado pelo Palmeiras (6 a 5), no sábado, e Fluminense (9 a 4), no domingo, e deu adeus ao título. O Tricolor carioca foi a única equipe que venceu as três partidas e ganhou confiança para a disputa da taça regional. Já o Palmeiras venceu o São Paulo no domingo por 10 a 9 e se classificou às semifinais com a derrota do Vasco.

Integrante da equipe campeã do Vasco no final da década de 90 e inicio de 2000 – Libertadores da América (1998) e Campeonato Brasileiro (1997 e 2000) – Pedrinho foi um dos atletas mais procurados para autógrafos, principalmente pela criançada, que fez marcação cerrada após o fim do jogo no sábado para garantir uma assinatura do ídolo. Aos 34 anos, o meia não pensa em pendurar as chuteiras tão cedo.

– Vou jogar o Campeonato Carioca pelo Olaria em 2012. Estou aproveitando o showbol para manter o ritmo de jogo e rever amigos. Após a competição, inicio a preparação para o Estadual – contou Pedrinho.

Outro jogador que tem lugar cativo na memória dos vascaínos é Sorato. Autor do gol do título brasileiro sobre o São Paulo, no Morumbi, em 1989, o atacante, que fez um estágio de auxiliar técnico no Tigres do Brasil, time da Baixada Fluminense, no ano passado, aguarda um convite para treinar um clube e iniciar sua carreira de técnico.

– O showbol é uma forma de continuar jogando competições, mas sem aquela pressão por resultados de antes. A gente brinca, encontra amigos. É uma grande confraternização. E o melhor é que os torcedores acompanham bons jogos – afirmou Sorato, que encerrou a carreira em 2009 pelo Tigres do Brasil.

Flamengo, Botafogo, Santos e Corinthians, que jogam esta semana em Porto Real, no sul fluminense, disputam as outras duas vagas nas semifinais. A final acontece no próximo domingo, dia 30.

Showbol em Maricá em 2012

O prefeito Washington Quaquá já confirmou a realização do showbol para maio de 2012, na semana de aniversário da cidade, comemorado no dia 26. Ele também pretende trazer outros eventos esportivos e culturais para desenvolver o turismo em Maricá.

– O showbol é um incentivo a pratica de esportes para as crianças. Em Maricá, este evento vai acontecer todos os anos. É muito importante para divulgação da cidade, que está se firmando no Estado do Rio como a grande alternativa para moradia, lazer e turismo – destacou o prefeito.