Maricá terá parque aquícola e normas para pesca

Prefeito entre o secretário de Agricultura e Pesca (E) e representante do Ministério da Pesca

Maricá será, em breve, a quarta cidade do Estado do Rio a possuir uma norma para estabelecer diretrizes na pesca do município com a criação de um parque aquícola. É o que pretende o prefeito Washington Quaquá, que se reuniu, nesta quinta-feira (13.10), com representantes do Ministério da Pesca, Luciano Vidal, do Ibama, Lísia Vanacôr, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (Fiperj), Rodrigo Fróes, e da Associação de Pescadores do município, Arivaldo Almeida, juntamente com o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Cláudio Jorge Soares.

“Temos esse compromisso com os pescadores. O defeso é muito importante para garantir que o pescador viva de fato da pesca”, frisa Quaquá.

Vidal faz coro com o prefeito e se declara feliz com a iniciativa de Maricá. “A prefeitura está interagindo com os órgãos e o ministro Luiz Sérgio nos solicitou responder a essas demandas o mais rápido possível”, diz.

Vanacôr, por sua vez, ressalta a importância do apoio aos pescadores e se colocou às ordens para ajudar no que for preciso em relação ao parque aquícola. “Em meu trabalho no Ibama, conheço muitos municípios e de fato não vejo essa vontade de normatizar a atividade”, elogia, enfatizando ainda a biodiversidade do município: “tem até falésia”.

Atualmente, apenas a Baía de Angra e as lagoas de Araruama e de Saquarema possuem normatização para a pesca.