Casa da Primeira a Terceira Idade festeja o primeiro aniversário

Turma da terceira idade mostra que sabe dançar

O local oferece atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer em horário integral e gratuitas, diariamente no local

Alunos, professores e moradores compareceram à Casa da 1ª a 3ª Idade nesse sábado (30/09) para festejar o primeiro ano de fundação do projeto, elaborado pelo prefeito Washington Quaquá. Na oportunidade, também foi comemorado o Dia Nacional do Idoso e o Dia da Primavera. Para marcar a data, foi realizado um concurso para eleger a Miss e o Mister  Primavera da Terceira Idade, com a participação de 24 idosos (22 mulheres e dois homens).

Segundo a subsecretária de Políticas do Idoso, Denize Fortes, motivos não faltaram para comemorar o aniversário. Ela explicou que, no início das atividades em 2010, eram apenas 82 idosos cadastrados na Casa da 1ª a 3ª Idade, que é vinculada à secretaria de Direitos Humanos.

Atualmente esse número já passou dos 1.700 idosos e 520 crianças e adolescentes que participam, gratuitamente, do espaço interativo em cursos e oficinas de atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer em horário integral, diariamente no local, como dança de salão, dança do ventre, dança sênior, tai-chi-chuan, reiki, yoga, hidroginástica, alongamento, artesanato, cestaria e coral.

Durante a festa de aniversário, todos os convidados puderam participar da votação que elegeu Francisco de Assis e Isabel Rizzo, do Núcleo da Terceira Idade de Bambuí, como os novos Miss e Mister Primavera. Os outros candidatos ganharam medalhas e foram condecorados como príncipe e princesas da festa.

“Essa foi a forma carinhosa de homenagear todos os idosos que participam do projeto conosco. Além disso, fizemos uma homenagem especial a Adelizia Salgado, Nadir Barbosa, Iris Aquino e Lili Marmo com o título de ‘Sempre Viçosa’, pois participaram de todos os eventos que organizamos durante o ano”, afirma Denize.

Homenagem – A primeira dama do município, Rosangela Zeidan, foi homenageada com o título de Madrinha da Casa da 1ª a 3ª Idade, em agradecimento ao trabalho que foi iniciado por ela quando esteve à frente da Secretária de Direitos Humanos.

"Esse trabalho é essencial em nossa cidade. Demos início ao projeto por determinação do prefeito e acredito que, desta forma, conseguimos integrar crianças, jovens, adultos e os idosos num espaço onde se celebra a vida", disse emocionada a primeira dama.

O secretário de Educação Marcos Ribeiro também recebeu uma homenagem feita pelo grupo musical Alegria de Viver, que dedicou a ele  a música “Ao Mestre com Carinho”.

“Essas homenagens foram em agradecimento a todas essas pessoas que nos ajudam a manter esse trabalho. Nós montamos a equipe, mas o prefeito Washington Quaquá sempre nos deu a sustentabilidade necessária para fazer o projeto crescer”, garante a subsecretária Denize.

Brinquedos – Durante a festa na Casa da 1ª a 3ª Idade, foram arrecadados mais de 400 brinquedos que serão distribuídos no dia 12 de outubro (Dia das Crianças) para os moradores do bairro da Amizade. Denize explicou que eles também estão aceitando novas doações, que podem ser feitas na Casa da 1ª a 3ª Idade, que fica na Rua Clímaco Pereira, 269, no Centro de Maricá. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-0589.