Estudantes de Maricá têm aulas de Educação no Trânsito

0
1042
Alunos do CAIC Elomir Silva participaram da campanha Paz no Trânsito

Professores e alunos do CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, Maricá, vêm se reunindo desde o início da semana com técnicos da Secretaria de Transportes, para comemorar a Semana Nacional do Trânsito.
Foi implantada a campanha Paz no Trânsito, que contempla noções de sinalização, como forma de evitar a violência, respeito no trânsito e formação de cidadania. As ações foram trabalhadas da Educação Infantil até o 9ª ano, utilizando informações da Educação no Trânsito e materiais adaptados para esse fim, como fitas adesivas e coloridas imitando sinalização horizontal de estradas, sinalização vertical em ruas e avenidas (semáforos), e outros.

Concurso
Na terça-feira (19/9) foi realizado um “passeio” de bicicletas dentro do ginásio da escola, para a prática da sinalização com a criançada, comemorando com antecedência o Dia Mundial sem Carro (22/9). As atividades foram coordenadas pela subsecretária de Transportes, Bárbara Nogueira, e a direção da escola. Foi divulgado um concurso de histórias em quadrinhos (HQ) para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Fundamental, e o prazo de 20 dias para entrega dos trabalhos, com o tema Paz no Trânsito. Os vencedores receberão: 1º lugar – um MP3; 2º lugar – um telefone celular; 3º lugar – Meninos (bola oficial de futebol mais um pen-drive, e meninas: estojo de maquiagem mais um pen-drive).
Segundo a diretora geral da escola, professora Lucimere Rodrigues, o objetivo da campanha é a conscientização e multiplicação das informações. “Quanto mais cedo o processo pedagógico iniciar, melhor. A criança tem facilidade para aprender e transmitir o que aprende, conscientizando pais e comunidade. Estamos preparando um abaixo-assinado para instalação de uma passarela na rodovia, no trecho em frente à escola, e as crianças participam desse processo de construção da cidadania”, concluiu.