Educação Infantil de Maricá realiza capacitação de professores

Maricá realizou capacitação para 250 professores da Educação Infantil

A Educação Infantil de Maricá realizou hoje (16/09), no Centro Educacional Infantil – CEIM Profª Ondina de Oliveira Coelho, no Centro, mais uma etapa na formação continuada dos professores que trabalham com alunado de 2 a 5 anos.
Atividades lúdicas, motoras e teatrais, foram desenvolvidas pelo professor Perceu Silva, coordenador de Cultura da Subsecretaria da Cidade Educadora. Dinâmicas de grupo, expressão corporal e contação de histórias foram exercitadas por 250 profissionais (125 pela manhã, e 125 à tarde). Das 47 escolas do município, 37 trabalham com Educação Infantil.

Projetos novos
Foram apresentados projetos novos como a Sala Mágica, que interage literatura infantil, música, teatro e outras atividades de interesse da Educação Infantil. Coordenado no CEIM, pela professora Simone Morais, o projeto deve ser expandido em breve para outras unidades. As ações tiveram apoio da equipe pedagógica da escola anfitriã, dirigida pela professora Ana Lannes. Segundo a coordenadora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, professora Fátima Castro, que veio de Curitiba (PR) para o evento, “Maricá é mais um município que recebe o “Aprende Brasil”, considerado um dos sistemas mais modernos de ensino (construção do conhecimento através de jogos, brincadeiras e informática), preparando o aluno para a leitura e a escrita que exercitará no segmento seguinte. No portal do sistema, cada aluno tem uma senha de acesso pessoal e interativo, e orientação do professor, já capacitado”, conclui.

Avanço
A coordenadora da Educação Infantil do município, professora Sônia Maria de Andrade Freire, adiantou que o segmento em Maricá avançou muito nos últimos três anos. “O prefeito Washington Quaquá tem a Educação, de um modo geral, como meta prioritária de seu governo, e o secretário Marcos Ribeiro tem se empenhado para isso. A Educação Infantil recebeu do MEC, recentemente, autorização para construção de mais três creches (Inoã, Itaipuaçu e Cordeirinho), cuja construção começará ainda neste semestre. Fechamos também parceria com o Sistema Positivo de Ensino, para alunos do 3º período da Educação Infantil (cinco anos), transição para o Ensino Fundamental. Enfim, estamos preparando as gerações do futuro”, diz, entusiasmada.