Os cursos serão ministrados numa Unidade Móvel, que ficará estacionada na Rua 13, em frente à entrada da Divinéa, na Barra de Maricá, a partir do dia 26 de setembro
A prefeitura de Maricá, através da secretaria de Agricultura e Pesca, firmou uma parceria com a empresa REPSOL para a implantação do programa de Responsabilidade Social Plataforma Educativa REPSOL SINOPEC 2011 no município. A iniciativa é destinada a atender as comunidades de pescadores e seus familiares, através da capacitação e conscientização através de cursos e palestras a serem ministrados pelo Instituto Atlantis, numa Unidade Móvel da empresa, preparada especialmente para este fim, que ficará estacionada na Rua 13 (em frente a entrada da Divinéa e o hotel), na Barra de Maricá. Os cursos, que acontecem de 26 de setembro a 21 de outubro, serão de Moço Auxiliar de Convés, Habilitação para Pescador Artesanal e Manipulação e Beneficiamento de Pescado, exclusivo para as mulheres.
Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Claudio Jorge Soares, o objetivo desse convênio é promover a capacitação dos pescadores através de cursos e orientação para gestão de auto-sustentabilidade, além da conscientização da população litorânea com a geração de multiplicadores dessas ações, tendo como foco a capacitação da comunidade para atuar de forma autônoma.
“A idéia é promover a difusão de cursos e capacitação de assuntos de interesse da comunidade local. Os cursos serão ministrados por profissionais de áreas especificas e as ações de legislação e legalização através da Marinha do Brasil e Polícia Ambiental, entre outros profissionais”, afirma o secretário.