Secretário anuncia novidades na Saúde Bucal de Maricá

0
1138
"Saúde começa pela boca", diz secretário

A partir deste mês, a turma da terceira idade que estiver cadastrada no Programa de Assistência à Saúde do Idoso (PASI) passa a contar com um dentista para atendimento domiciliar. E os que não fazem parte do programa, a ter preferência na marcação de consultas odontológicas nos postos de saúde – como previsto em lei. Outra boa novidade na área da saúde bucal no município vai para o ambiente escolar: nos próximos três meses, três colégios receberão cadeiras de dentista para atender os alunos.  

“A saúde começa pela boca e daí nossa preocupação em desenvolver esse trabalho de educação, prevenção e tratamento. E, o mais importante, não esperar apenas que procurem o serviço, mas ir até onde o usuário está, a fim de conscientizá-lo sobre a higiene bucal no dia a dia”, diz Carlos Alberto Malta Carpi, secretário Municipal de Saúde.

Malta Carpi lembra ainda que, das 15 unidades Programa Saúde da Família (PSF) de Maricá, seis delas contam com uma equipe de Saúde Bucal, composta por um dentista e um auxiliar. Além de atendimento odontológico nos próprios PSFs, realizam visitas periódicas em escolas municipais que se encontram dentro da área de abrangência das unidades. Nessas visitas, instruem os alunos sobre higiene da boca, supervisionando e ensinando uma correta escovação (com escovas levadas pelos estudantes), aplicando flúor e encaminhando os casos mais urgentes para tratamento.           

“O município conta também com três dentistas do Projeto Maricá Sorridente, que realizam, nas escolas, os mesmos procedimentos da equipe de Saúde Bucal”, frisa o secretário.

Uma Unidade Móvel Odontológica, por sua vez, dá suporte a ações desenvolvidas em locais onde não há consultório odontológico. Sem esquecer do Centro de Especialidades Odontológica (CEO), que oferece serviço de odontopediatria para crianças referenciadas pelos PSFs. “Como disse, saúde bucal começa pela boca e, de preferência, já no berço”, finaliza o secretário.