Censo AgroPecuário faz pesquisa em Bambuí e Guaratiba amanhã

A pesquisa divulgará condições sociais e de trabalho dos pescadores e produtores rurais de Maricá

O primeiro Censo AgroPecuário, Aquícola e Pesqueiro que a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento está realizando em Maricá, fará pesquisa amanhã (20/08), das 9h às 12h, em Bambuí, e das 13h30 às 17h, em Guaratiba. O cadastro será feito com os pescadores e comunidade dos bairros. Pela manhã, o Censo atenderá na Subprefeitura de Bambuí, em frente à praça principal do bairro. E, à tarde, os recenseadores estarão cadastrando a comunidade na Associação de Moradores de Guaratiba, em frente ao clube local.

Um grupo multidisciplinar da UFRRJ, liderados pelo professor de Administração Pública Hugo Pagliano, realiza as pesquisas e preenche os formulários, e agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular, divulgam previamente o Censo através de prospectos nas localidades. Com os dados coletados, será elaborado um diagnóstico da situação rural e pesqueira do município. Já foram cadastrados pescadores do Recanto e da Rua 70 (Itaipuaçu), e a área rural do Espraiado. A previsão de término do Censo Agropecuário, é de quatro a cinco meses.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Cláudio Jorge Soares, “o primeiro Censo Agropecuário nos dará uma dimensão mais exata da produção e das demandas do município, para que possamos agregar trabalho e valor às atividades do setor, buscando fomento através de projetos federais e ampliando linhas de crédito para o agricultor familiar e o pescador artesanal, além de um maior investimento no trabalho associativo”, disse.