Novo espaço para Subsecretaria de Políticas da Pessoa com Deficiência

0
1124
Cerca de uma centena de pessoas com deficiência são atendidas por mês, em Maricá

Cerca de uma centena de pessoas com deficiência em Maricá, a partir de ontem (08/8), passaram a ser atendidas com mais comodidade. Um novo espaço foi instalado na própria Secretaria de Assistência Social e Participação Popular, para cadastro de usuários dos serviços e registro de reivindicações.

A equipe chefiada pela superintendente Viviane Assunção, conta com as assessoras Elisângela Domingues e Valéria Cristina, para atender os usuários dos serviços da Subsecretaria. “A base do nosso trabalho é a inclusão social. Pretendemos ampliar os ítens de acessibilidade e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, dentro das metas de governo do prefeito Washington Quaquá e do projeto desenvolvido pelo secretário Jorge Castor”, diz Viviane.

Serviços e equipamentos

 
A Subsecretaria de Políticas da Pessoa com Deficiência tem convênios com a Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional (ABRAE), Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Associação Nacional de Apoio ao Deficiente Físico (Andef). Os serviços são de avaliação médica, e fornecimento de órtese, prótese e aparelhos auditivos, além do Rio Card Especial e do Idoso, apoio ao atleta paraolímpico e defesa dos direitos destas categorias.

O órgão atua também em conjunto com outros setores da secretaria e do município, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Quando os direitos dessas pessoas já foram violados, o trabalho é realizado em parceria com o Centro de Referência Especializado (CREAS). No dia 24 de setembro, será realizado em Maricá, um evento comemorativo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/08).