Representante do Ministério da Saúde aprova reformas dos postos

Prefeito afirma que seu foco está na Atenção Básica de Saúde

Maricá recebeu, nesta quinta-feira (04.08), a visita do coordenador-geral da Gestão de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), Eduardo Alves Melo que, após conhecer algumas unidades de saúde do município, se reuniu com Washington Quaquá e o secretário de Saúde, Carlos Alberto Malta Carpi, no gabinete do prefeito.

Várias questões foram levantadas durante o encontro, mas principalmente sobre melhorias no atendimento básico da população e futuras parcerias entre a prefeitura e o Ministério da Saúde em programas de qualidade e incentivo ao profissional do setor.

“Quando coloquei o hospital nas mãos de uma OS, foi exatamente para poder focar os investimentos da prefeitura na atenção básica” explicou o prefeito.

Alves Melo apontou tanto a prevenção de acidentes de trânsito quanto atenção domiciliar como ações visando evitar doenças e internações.

“O que encontrei de positivo na cidade foi a quantidade expressiva de reformas nos postos de saúde, porque sinaliza-se como primeiro sinal de humanização no atendimento. A ambientação é muito importante para valorizar o profissional e o acolhimento ao usuário. Sozinha não é suficiente, mas é muito necessária”, elogiou o coordenador.

Alves Melo também se impressionou com os investimentos através de recursos próprios da prefeitura em torno de 22%, uma vez que o mínimo exigido por lei é 15%: “trata-se de um importante compromisso cumprido acima da meta esperada”.

O representante do MS considerou, no entanto, a necessidade de se ampliar o número de serviços voltados para a atenção básica diante da extensão territorial da cidade, ao que foi imediatamente respondido pelo prefeito:

“Queremos fazer a saúde dar certo em Maricá e trabalhando nesse sentido, com foco na atenção básica”, finalizou Quaquá.