Presidente do TJ e Prefeito de Maricá assinam documento para ampliação do Fórum

0
1105

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, assinaram hoje (29/7), Termo de Cessão de Uso de um terreno da municipalidade, cedido para ampliação das instalações do Fórum do município.
Participaram da cerimônia, a Juíza da Comarca de Maricá, Dra. Rosana Siemens, a promotora pública Dra. Fabiana de Araújo, e o presidente da OAB-Maricá, Dr. Amilar Dutra, além de inúmeros convidados, funcionários e imprensa. Pelo Termo de Doação, a municipalidade entrega ao Poder Judiciário, um terreno de 834 metros quadrados, para construção de um prédio anexo ao Fórum, que ampliará as  instalações para comportar todas as Varas criminais e cíveis da Comarca.
Reforma
Segundo o presidente do TJ, o prédio atual passará por uma pequena reforma, que incluirá a fachada do Fórum, e algumas seções. “Estamos em uma época de mudança de mentalidade e de comportamento. Somos uma elite intelectual e temos que dar o exemplo. A palavra de ordem é moralidade e austeridade. Não mais compactuaremos com a corrupção, combateremos políticos e autoridades que não honrem sua posição, assim como o desperdício, a começar por nossa casa. A água que desperdiçamos ou a luz que consumimos em excesso, faltarão para os mais necessitados”, adiantou.
Correção de rumos
Ainda segundo o desembargador, que visitaria nove fóruns ainda hoje, o Fórum do Rio, tem 40 anos e a obra está intacta. "Estamos realizando um ranking dos fóruns mais conservados e funcionais do estado. O Fórum de Maricá tem pouco mais de 10 anos (24/03/2000), e as pastilhas da fachada já estão caindo, o que não é normal. Portanto, acionaremos a empresa que executou mal o serviço, exigindo a reforma do mesmo. Quanto ao terreno onde serão ampliadas as instalações do Fórum, depois de liberado técnica e legalmente, faremos a devida licitação e iniciaremos as obras. Provavelmente, estas serão concluídas apenas na gestão seguinte, mas o importante é que comecemos. O TJ agradece ao prefeito Washington Quaquá, pela doação do terreno. Hoje, o Poder Judiciário atua em harmonia entre os órgãos e em sintonia com os demais poderes”, adiantou. 
O prefeito Washington Quaquá adiantou que “é uma honra poder atender ao Poder Judiciário, no município. Sabemos que o terreno será muito bem aproveitado para servir à população. O atual prédio do Fórum não comporta mais Varas e Cartórios. Só a Dívida Ativa acumula mais de 130 mil processos, com uma dívida de 300 milhões. Acreditamos que quase a totalidade deste montante será recuperado, se pudermos agilizar com espaços maiores e mais informatização o trabalho”, concluiu.