Curso ensina merendeiras a reaproveitarem os alimentos nas escolas

Todos os participantes receberam certificados de conclusão do curso

As profissionais que preparam o alimento de milhares de alunos diariamente aprenderam a reaproveitar os alimentos e técnicas de segurança no trabalho

Cento e cinqüenta merendeiras de escolas municipais de Maricá finalizaram nessa quinta-feira (28/7), o curso de aproveitamento de alimentos Cozinha Brasil, no CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí. Durante dois dias (27 e 28/7), foram ministradas aulas teóricas e práticas em dois turnos, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. O programa Cozinha Brasil existe há sete anos, sendo difundido em todo território nacional. É a terceira vez que o Cozinha Brasil visita Maricá. Todas as participantes receberam certificados de conclusão do curso, que deve acontecer anualmente.

O curso foi ministrado por nutricionistas do Serviço Social do Comércio (SESI), em parceria com a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Educação. As aulas abordaram temas importantes como alimentação e saúde, função dos alimentos, higiene no trato dos alimentos, conservação, hábitos de alimentação (mastigação, digestão), alimentação infantil (incentivo à alimentação saudável), entre outros.

As merendeiras também participaram de uma palestra sobre segurança na cozinha, ministrada pelo Técnico de Segurança da HOPE Recursos Humanos, Marcelo Santos, que abordou assuntos como a forma correta de manusear materiais elétricos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como evitar queimaduras ao manusear forno e fogão, e a higienizar e utilizar a panela de pressão, além de higiene em geral no ambiente de trabalho e técnicas de combate ao estresse e a tendinite.

“Achei muito interessante esse curso, onde aprendi a fazer o reaproveitamento dos alimentos e trabalhar com mais segurança. Tudo que aprendi aqui vou colocar em prática no dia a dia da escola e na minha casa também”, garante Alcinda Frasão da Silva, merendeira da Escola Municipal Mata Atlântica, no Recanto de Itaipuaçu.

No final do curso, houve preenchimento dos formulários de avaliação, entrega de certificados e distribuição do livro “Vamos Cuidar da Merenda Escolar”, distribuído pelo Programa Fome Zero do Governo Federal, que fala sobre os cuidados de se evitar o desperdício, a forma de elaborar bons cardápios e como preparar uma alimentação saudável, todas as dicas voltadas para a merenda escolar.