Censo Agropecuário atuará este final de semana no Espraiado

O Espraiado é uma das áreas de produção rural de Maricá onde atuará o Censo

O primeiro Censo Agropecuário, Aquícola e Pesqueiro de Maricá, atuará este final de semana com a população rural do Espraiado. No sábado (30/7) e domingo (31/7), a partir das 9h, a equipe de pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estará na E.M. Pedro Augusto de Azevedo Costa, cadastrando a população rural com formulários de atividades profissionais e sócio-nutricionais.

Durante toda a semana, agentes comunitários distribuíram folhetos explicativos sobre o Censo, na comunidade, além de um carro de som que divulgou o trabalho na localidade. A pesquisa é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária.

O trabalho dará respaldo técnico às informações sobre a pesca e agropecuária no município, facilitará o implemento do associativismo (sindicato, associações e cooperativas), e agilizará o preenchimento do DAP – Documento de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) necessário para que agricultores e pescadores artesanais tenham maior acesso ao crédito rural. O levantamento de dados ajudará também na implantação e execução de projetos rurais, e no repasse de recursos federais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (P.A.A.), que prevê a compra da produção agrícola e pesqueira do município, para a merenda escolar.