Casa da 1ª a 3ª Idade realiza festa julina para seus alunos

O casamento na roça foi o ponto alto da festa julina na Casa da 1ª a 3ª Idade

A Casa da 1ª a 3ª Idade, órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Maricá, realizou na manhã de hoje (20/7), uma festa julina para os alunos da melhor idade. O evento foi coordenado pelo grupo Alegria de Viver, e contou com a presença de dezenas de alunos, além de professores e funcionários. Foram organizados quadrilha e casamento na roça. A subsecretária de Políticas para o Idoso, Denise Fortes, informou que em menos de dois anos, a Casa da 1ª a 3ª idade, já se tornou uma referência no estado, de inclusão social com idosos e a juventude.

Segundo Denise, há pouco mais de uma semana, uma turma de alunos propôs realizar um evento. “Sugeri uma festa julina, idéia logo posta em prática por eles. Agendaram e organizaram a festa com o apoio dos professores, trouxeram comidas típicas, decoraram o salão de danças, e vieram a caráter. Uma de nossas funcionárias, a Márcia, fez o papel do padre, Otávio, um dos nossos guardiões de piscina, fez o noivo, Edila, uma das alunas, a noiva, assim como a professora de hidroginástica Vanderli, foi uma das caipiras.  Foi improvisado até um teatrinho do casamento, vivenciado pelas alunas. O que dinamiza nosso trabalho, é o envolvimento de todos. O resultado é esse que vocês estão vendo. Elevação da auto-estima, recuperação física e emocional”, disse.

Mudanças – Sueli Rocha, 63, moradora de São José, faz dança de salão, hidroginástica e alongamento. Satisfeita, ela diz que “voltou aos tempos de criança”. Outra que esbanja alegria, é a aluna Neide Pedrosa, 64 anos. Moradora da Barra de Maricá, Neide freqüenta a Casa da 1ª a 3ª Idade há seis meses, e chegou para as aulas, andando de muletas. Hoje faz hidroginástica, alongamento, dança de salão, reiki e tai-chi-chuan. “Se o tempo der, ainda farei mais atividades. Estou aposentada, recuperada da doença e feliz. Parabenizo a Prefeitura de Maricá, pelo investimento que tem feito pelo idoso”, comemora.

A professora de Alongamento e Hidroginástica, Vanderli Antunes Vieira, coordena sete turmas de 25 alunos cada. “O dia na Casa é sempre cheio de atividades, não dá para ver o tempo passar, o que é muito bom. Todos se envolvem com o trabalho. Ver o entusiasmo e a melhora gradativa dos alunos é nossa maior recompensa”, completa.

A instituição oferece atividades físicas e culturais como Alongamento, Tai-Chi-Cluan, Judô, Reiki, Dança do Ventre, Dança de Salão, Dança Senior, Teatro, Canto e Inglês, gratuitamente. Tem projetos filantrópicos como o Costurando Generosidade, e de geração de renda, como o Caminhos da Sustentabilidade. A Casa da 1ª a 3ª Idade fica à Rua Clímaco Pereira, 269, Flamengo, Maricá. Informações pelo telefone: 3731-0589.