Secretário de Educação responde a questões em Audiência Pública

Secretário respondendo aos presentes

O secretário de Educação Marcos Ribeiro e a subsecretária Adriana Luiza participaram da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal nesta segunda-feira (27/06), convocada pela Comissão de Educação do Legislativo. Por mais de três horas, ele respondeu a vários questionamentos feito por vereadores e integrantes do Sindicato dos Professores.

Na platéia, professores, sindicalistas, diretores de escola, pais e alunos, que também tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre orçamento, reforma das escolas e merenda escolar, entre outros.

O secretário apresentou, através de slides, um balanço sobre os avanços alcançados durante os últimos anos, como a distribuição de uniformes, expansão do transporte escolar, com a aquisição de novos ônibus, melhoria da qualidade da merenda escolar, reforma de escolas, ampliação da educação infantil, implantação de creches, das salas de recursos e horário integral em algumas unidades, que não existia no município, entre outros.

“O governo ainda não acabou. Temos um compromisso firmado com a população e vamos cumprir. Não resolvemos todos os problemas que encontramos na área de educação, mas já avançamos bastante nesse sentido”, garante.

A merenda escolar foi um dos questionamentos do Sindicato, mas respondida pelos próprios diretores de escolas, que afirmaram que a merenda tem chegando às unidades. O cardápio bem variado, com frutas, legumes e frutas, garante qualidade na alimentação dos alunos.

“Não dá para ouvir essa mentira que a merenda em Maricá é de péssima qualidade. Eu desafio a vocês de me provarem isso. Falar é muito fácil, mas comprovar tudo que estão falando é difícil”, garante Marcos Ribeiro.

Depois de muito discussão, foi acordado que será feita um reunião entre as secretarias de Educação, Planejamento e Fazenda para estudar a possibilidade de estabelecer um percentual de aumento para os profissionais da educação. Já foi aprovado pela Câmara um reajuste de 6% para a categoria, que será retroativo a 1º de maio.

A realização do concurso público para professores também vai entrar na pauta dessa reunião. Além disso, o secretário colocou à disposição as contas da Educação.

“Temos que ter bons salários para valorizar os profissionais e competir com os outros municípios. Infelizmente os baixos salários vem de longa data, não é uma novidade que implantamos nessa administração. Estamos trabalhando para reverter isso.”