Prefeito e novo Conselho Tutelar prometem trabalhar juntos

Conselheiros reunidos com o prefeito no gabinete

O novo Conselho Tutelar do município tomou posse nesta segunda-feira (13.06) no gabinete do prefeito Washington Quaquá, que parabenizou os vencedores da eleição aos cargos e se colocou à disposição para trabalharem em parceria.

“Antes de ser prefeito, fui subsecretário da Infância e Adolescência do Estado e sei o quanto é desafiador esse trabalho, ainda mais numa cidade como Maricá, em franco desenvolvimento e que traz, junto com desenvolvimento, problemas relacionados aos jovens que precisam de especial atenção”, disse.

Quaquá frisou a necessidade de se criar uma rede de proteção em torno das crianças e dos adolescentes do município e afirmou que o conselho é essa rede de proteção quando a família e o Estado falham. Pediu aos cinco conselheiros, no entanto, para que não transformem o conselho em um trampolim político.

“Conselho não é lugar de se fazer política partidária, mas de tratar dos jovens, que é uma das nossas metas, não só na educação, onde avançamos muito, mas em todos os setores que os envolvem. E eu conto com vocês para nos ajudar a pensar alternativas no sentido de evitar que os problemas surjam. As portas do meu gabinete estarão sempre abertas”, garantiu.

Falando em nome de todos, a conselheira Glória Maria Levy Cardoso fez questão esclarecer a posição do novo grupo: “não estamos aqui para sermos oposição ao governo, mas para fazer um bom trabalho e, para isso, contamos com o apoio do prefeito.”

Presentes à posse, os secretários municipais de Educação, Marcos Ribeiro, e de Direitos Humanos e Cidadania, Marilza Medina, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (
CMDCA) de Maricá, Wallace Bretas.

Marcos apontou duas linhas de conduta importantes no conselho: responsabilidade e bom senso. “Responsabilidade, porque não é fácil ser conselheiro, o volume de trabalho é excepcional, e bom senso porque nem sempre as respostas às demandas virão tão rápidas como se espera.”

Já Wallace agradeceu a Quaquá o total apoio dado na capacitação e eleição dos conselheiros e aproveitou para dizer que Maricá deverá sediar o próximo Encontro Regional de Capacitação dos Conselhos Tutelares em final de julho ou princípio de agosto. “Estamos em negociação, mas tudo indica que será aqui, mesmo”, acredita.

Os cinco conselheiros tutelares do município são: Glória Cardoso; Regina Oliveira; Rosângela Nogueira, Míriam Duarte e Alexandre de Souza.