Festa da Pesca é realizada com sucesso em Itaipuaçu

Gincana acontece na praia de Jaconé - Foto: Divulgação

Centenas de pessoas prestigiaram neste domingo (01/5), Dia do Trabalhador, a 39ª Festa da Pesca de Maricá, que foi realizada na Praia de Itaipuaçu em um clima de descontração e alegria. O secretário de Esportes Aldair Machado (“Caiu Motorista”) prestigiou o evento, que levou a assinatura da Confederação de Pesca e Caça Submarina (CBPCS) e da Federação Fluminense de Pesca e Esportes Subaquáticos (FPES).

Os subsecretários Emerson Jefferson (Defesa Civil) e Francisco de Assis (Transportes) também estiveram presentes à festa. A Prefeitura de Maricá, através das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Turismo, Agricultura e Pesca, Transportes, Guarda Municipal e Defesa Civil, ofereceu toda a infraestrutura necessária para o evento, que teve ainda um show da cantora Jô Borges.

O dia iniciou para os atletas às 6h30, com um saboroso café da manhã, no Bar Canal. Às 7h30, foi realizado o sorteio das canchas, indo os concorrentes aos preparativos (afixação de varas, material, iscas), até ser dado o início da prova, às 8h30min. A competição transcorreu tranqüila, sem intervalos, encerrando às 13h. Participaram 45 equipes do Rio, Niterói, Maricá, Saquarema, e Barra de São João, entre outras, nas categorias: masculino, feminino, juvenil, master e sênior.

No geral (por clubes), sagraram-se campeões: 1º lugar – Pampo Clube de Pesca (Saquarema); 2º lugar – Barracuda Clube de Pesca e Desporto Subaquático (Rio de Janeiro); 3º lugar – Barra de São João Clube de Pesca (Barra de São João). Foram pescados 1.131 peixes, no total de 76,420 quilos de corvinota, anchoveta, carapeba, carapicu, cocoroca, bagre, baiacu, e peixe voador, entre outras espécies. O maior peixe foi uma arraia-manteiga, de 1,150 gramas, pescado pelo atleta Adilson Ouro Fino.

Segundo o presidente da Confederação de Pesca e Caça Submarina (CBPCS), Eduardo Paim Bracony, 66 anos, o evento, apesar de ser uma competição, tem um clima geral de confraternização, o que é bom para o esporte. “Organizo provas de pesca e caça submarina há muitos anos, e esta é uma das competições mais tranqüilas realizadas no país”, disse.

Já a bicampeã mundial de pesca de linha, Marta Xavier, 51, que atuou em dupla com a campeã brasileira juvenil Maiara Ayala, 16 anos,  disse que “o mar não está para peixe”. “É lua minguante e a maré está pequena, com poucas ondas. Os peixes maiores ficam ao largo, não vêm para a arrebentação”, afirmou.

Pela prova de pesca, foram classificadas as equipes (duplas): Geral – 1º lugar:  Márcio/Jorge (Barracuda Preta); 2º lugar: Marcos/Paulo (Tubarão Verde); Gabriel (Pampo Grená); 4º Julio/Wagner (Barracuda Azul); 5º lugar – Barra de São João – Luiz/Carlos; 6º lugar: Fernando/Fabiano (Pampo Rosa); 7º lugar: Paulo/Marcos (Barracuda Roxa); 8º lugar: Alex/Tiago (Pampo Amarelo); 9º lugar: Julio/Neilson (3 Anzóis Vermelho); 10º lugar: Ricardo/Paulo (Barra de São João). Juvenil: 1º lugar:  Matheus Carlos (Barra de São João Marrom); 2º lugar: João Pedro/João (Pampo Branco); 3º lugar: Vítor/Alex (Barra de São João). Master: 1º lugar: Julio/Roberto (Barracuda Cinza); 2º lugar: Afranio/Mario (3 Anzóis Azul); 3º lugar: Hilton/Lino (Barra de São João). Senior – 1º lugar: Carlos/Antonio (Pampo Cinza); 2º lugar: Gecildo/Adilson (Pampo Rosa); 3º lugar: Maurício/Hamilton (Barracuda Amarela). Feminino: 1º lugar – Eliane/Iara (Pampo Roxo); 2º lugar: Simone/Jane (Pampo Lilás); 3º lugar: Érica/Norma (Barra de São João).

Rainha da Pesca – Logo após a pesagem das peças capturadas pelas equipes (duplas), foi realizado o concurso de Rainha da Festa da Pesca, coordenado pelo secretário municipal de Turismo, Wagner Medeiros. Sagrou-se vencedora a concorrente Tamirez Melo, 18 anos, estudante, moradora do bairro Mumbuca, que recebeu o prémio de R$ 300. Em segundo lugar, ficou a estudante Vivian Sampaio, 19 anos (Princesa da Pesca), moradora de Itaocaia Valley e, em terceiro lugar, a estudante de Direito, Aline Rodrigues, 21 anos, de Itaipuaçu.