Maricá discute Educação Infantil em Inoã

O encontro reuniu cerca de 120 profissionais da educação

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria de Ensino Básico, promoveu hoje (27/04), na Casa da Criança de Inoã, o “Encontro de Professores de Creches e Educação Infantil”, voltado para profissionais da rede no segmento, que atende alunos  de dois a quatro anos. O evento, que teve como proposta principal a discussão do currículo de creches no município, contou com a presença de 120 educadores de 80 classes de Educação Infantil. A coordenadora de Educação Infantil, professora Sônia Maria Andrade, representou o secretário municipal de Educação, Marcos Ribeiro.

Foram discutidas novas práticas pedagógicas, como o trabalho da Educação Física, que estimula a psicomotricidade e reforça o aprendizado – inovação implantada no município, através da Casa da Criança de Inoã -, pela professora Patrícia Andrade e Silva. A ‘tia Pati’, como a chamam as crianças, apresentou brincadeiras em grupo (cantigas de roda), exercícios (rolamento em esteiras, caminhar sobre apoio de pés e prancha, para desenvoltura e equilíbrio corporal), sendo muito aplaudido o trabalho.

Teatralização – O professor e ator Perseu Silva, da Cidade Educadora, apresentou contação de três histórias, uma delas com mímica, todas com participação efetiva do público. Segundo Perseu, a linguagem corporal é importante no aprendizado dos pequenos, pois faz parte do cotidiano infantil. “Não encontrei na faculdade e em pesquisas nos livros, nada que me ensinasse mais do que a prática do teatro, que é versátil, adaptando-se às circunstâncias de cada idade, realidade e contexto”, disse.

Foi apresentada palestra pela coordenadora da Educação Infantil de Niterói, professora Fernando Bortoni, que conversou sobre a dinâmica do currículo escolar. “O currículo é um documento histórico, e como história, ele está sempre mudando. Temos de ter essa percepção e sensibilidade, indo muitas vezes na contramão dos conceitos. Em Niterói, tivemos uma experiência democrática na implantação do currículo. Foi votada uma comissão de mediadores, que representavam as escolas e discutiam questões atuais, propondo novas medidas e soluções. Gostei muito da apresentação “viva” da Casa da Criança de Inoã, e a pedagogia infantil tem que seguir por este caminho”, declarou.ian

Casa modelo – Segundo a diretora geral da Casa da Criança de Inoã, professora Deise Brito, as vagas para creche este ano foram preenchidas, mas ainda existem poucas vagas para Educação Infantil (4 e 5 anos). A Casa da Criança de Inoã conta com 130 alunos, 11 professores, três auxiliares de ensino, uma professora de Educação Física, uma orientadora pedagógica, uma orientadora educacional, uma secretária, duas cozinheiras, e três pessoas do serviço de apoio. “Todas são meu braço direito aqui. Temos apoio também dos pais e responsáveis, além da comunidade do entorno da escola. Eles reconhecem a importância do investimento realizado pelo governo Washington Quaquá, para suas crianças. Somos mais do que uma equipe de professores, somos uma família. Atuamos em sintonia e isto é muito bom para o rendimento escolar, além da satisfação pessoal e profissional”, completou.