Alunos de Maricá participam do Programa Mais Educação

Os alunos alunos da escola Maurício Antunes participam do coral

Cinco escolas da rede municipal montaram os projetos dentro da sua carência e enviaram para o MEC, que fez a seleção dos que foram aprovados.

As escolas municipais CAIC Elomir Silva, Darci Ribeiro, Amanda Pena de Azevedo Soares, Maurício Antunes e Antônio Lopes da Fontoura, estão participando do Programa Mais Educação, do governo federal, que visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dessa forma os estudantes poderão participar de atividades como criação de rádio, formação de bandas ou simplesmente a implantação de uma horta na escola.

Para participar do programa, os alunos montaram o projeto dentro da carência de cada escola e enviaram para o Ministério da Educação, que fez a seleção dos que foram aprovados. Durante 10 meses algumas escolas terão o seu horário de funcionamento ampliado. Nesse período, serão realizadas atividades de reforço escolar obrigatório, como aulas matemática e letramento (reforço da língua portuguesa), no contra turno dos alunos.

Segundo o secretário de Educação, Marcos Ribeiro, a entrada dos alunos no programa federal é mais uma conquista da Educação de Maricá. “Toda equipe da Educação está voltada para proporcionar novas oportunidades aos estudantes. Programas como o Mais Educação só vem reforçar o objetivo da nossa gestão que é de oferecer, além do que está no currículo escolar, uma visão de mundo a nossos alunos,”disse.

Na Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, no Boqueirão, por exemplo, essas atividades estão em pleno funcionamento. Além da recreação e aulas de dança e vôlei, todos os dias, as crianças também participam do coral, montado com a participação de 40 alunos dos turnos da manhã e da tarde.

“Já podemos sentir os efeitos positivos da implantação desse programa na escola. Os alunos já apresentam um comportamento diferente, estão mais calmos e, inclusive, estão mais concentrados e dedicados nas tarefas”, explica a professora Helaine Pinho Barra, responsável pelo coral da escola.

Projetos Variados – Cerca de 550 alunos estão envolvidos nos projetos apresentados pelas escolas, que são muito variados. Algumas escolas optaram por projetos como a montagem de rádio escolar, banda de fanfarra, horta escolar, recreação e lazer, ou pela criação de grupos de xadrez tradicional, grupos de capoeira e de dança, entre outros.

“A nossa intenção é que futuramente essa proposta, com reforço escolar e períodos de aulas estendidos, seja ampliada para toda rede municipal”, explica Carolina Farias, responsável pelo programa Mais Educação em Maricá.