Educação Infantil capacita professores em projeto integrado

2086
Novo sistema é uma parceria com o grupo Positivo

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Educação, marcou mais um tento ao firmar convênio com o Sistema Positivo de Ensino, instituição especializada em pesquisa educacional em todo o país, e que está implantando um projeto pedagógico integrado para o 3º período (5 anos) da Educação infantil no município. Na última quarta-feira (16/2), no auditório do Esporte Clube Maricá, foi ministrada aula de capacitação com a pedagoga Fátima Castro, para os  professores do setor, que participaram com sua experiência em sala de aula, para a implantação das novas técnicas pedagógicas.

O novo sistema didático prevê instrumentalização dos professores com ferramentas básicas de operação para os alunos: o livro impresso, de conteúdo programático com jogos, atividades e mais espaço livre para desenhos e rascunho; o portal Positivo, com o site www.@prendebrasil.com.br, de educação tecnológica interativa, dicionário Aurélio, jogos e outros recursos informáticos; e acompanhamento pedagógico da editora.

Ampliação – A coordenadora de Educação Infantil de Maricá, professora Sônia Maria de Andrade Freire, diz que a parceria é mais que positiva. “Veio em boa hora e certamente ajudará a ampliar o horizonte que está se abrindo e avançando em Maricá, com investimentos em toda a área educacional do município. Antes, só escolas particulares ofereciam esse tipo de sistemaHá dois anos e meio, não existiam creches públicas de qualidade em Maricá: hoje temos seis, de bom nível, uma delas ainda em construção. Temos a Tecnologia em Educação e o Cidade Educadora, subsecretarias que dão suporte tecnológico a toda a rede de ensino, e que terão papel fundamental com a informática neste novo projeto para a Educação Infantil. Começamos com o 3º período (Pré-Escolar II – 5 anos), para que, aprovado o sistema, passemos para o Pré-I, e finalmente, o Maternal II (creche 3 anos).

Já o subsecretário de Educação Básica, Luiz Cláudio da Silva, informa que a Educação em Maricá está sendo considerada como ensino de ponta. “Estamos fazendo em menos de três anos, o que governos anteriores não fizeram em trinta. Se há uma área em que o prefeito Washington Quaquá faz questão de investir, este é o da Educação. Como professor, ele sabe a importância de investimentos no setor. Da mesma forma, o secretário Marcos Riberio. O que pretendemos com o novo projeto, é melhorar o desempenho dos alunos no final do Pré-Escolar, para que faça um melhor Ensino Fundamental, e assim, possamos garantir uma melhor qualidade do ensino básico no município, alicerce da educação no país”, conclui.