Rua de Itapeba é recuperada através de verba federal

Obras devem estar prontas antes do Natal

Quem mora na Rua Clímaco Figueiredo, em Itapeba, vislumbra um ano novo mais bonito e digno do que o este que chega ao fim. A via, que dá acesso à sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (onde já treinam atletas que estarão nos próximos Jogos Panamericanos), está passando por obras de drenagem e pavimentação, que deverão estar prontas até o próximo dia 20.

A recuperação da rua faz parte do pacote de obras emergenciais para as localidades atingidas pelas chuvas de abril 2010, cujos recursos, na ordem de R$ 10 milhões, captados do Governo Federal através da Secretaria Municipal de Assuntos Federativos, estão sendo aplicados nas obras executadas pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Maricá.

As obras já estão gerando grande expectativa entre moradores e freqüentadores do local, que têm histórias de situações difíceis vividas nos últimos anos em razão das condições da rua.

“Já fiquei sem poder sair de casa e nem posso deixar meu filho brincar aqui na rua, tudo por causa da poeira e da lama quando chove. Pelo que estou vendo, vai melhorar bastante, pois vamos ter uma rua onde dá para andar direito”, comemora a assistente financeira Fernanda Aparecida, de 29 anos, que vive há sete no local.

Outro grupo que aguarda ansioso pelas melhorias são os atletas que treinam na Confederação de Tiro com Arco, que cruzam toda a extensão da via até chegar ao final, onde fica a sede da entidade.

“Está cada vez melhor. Aqui tinha muita lama e muitas poças d’água, quase sempre era difícil passar para chegar ou sair do treino. Creio que não passaremos mais por essa situação”, acredita Francisco Barbosa, de 23 anos, que mora em Niterói e integra a equipe paraolímpica da CBTARCO.

Mais obras – Entre os projetos aprovados pelo Ministério da Integração Nacional, que liberou uma verba emergencial no valor de R$ 10 milhões, estão a drenagem, pavimentação e contenção de encostas em todo o Parque da Cidade e do canal do Matro Dentro, em Itaipuaçu (esta inclui instalação de galerias pluviais do entorno), drenagem e pavimentação de ruas no Saco das Flores e em São José de Imbassaí, dragagem do canal do Parque Eldorado, dragagem do rio Manoel Ribeiro, duplicação da ponte da Mumbuca, reconstrução de parte do calçadão de Araçatiba e recuperação de vias (tapa buracos).