Maricá amplia o atendimento em Educação Inclusiva

1944
Ambas as unidades funcionam lado a lado, no Centro

A expansão da educação inclusiva no município é um dos principais objetivos do prefeito Washington Quaquá, como forma de garantir os direitos constitucionais das crianças e adolescentes.

O secretário de Educação Marcos Ribeiro inaugurou nesta quarta-feira (8/12), às 10 horas, a obra de reforma e ampliação da Escola Especial Rynalda Rodrigues da Silva e o novo prédio do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), no Centro. Com essas obras, a Prefeitura de Maricá também inaugura uma nova perspectiva no que diz respeito a educação inclusiva, pois essas unidades são as principais referências para a população no atendimento às crianças com necessidades especiais. O evento foi prestigiado por vários secretários municipais, professores, pais, alunos, e moradores locais, entre outros.

A escola Especial Rynalda Rodrigues da Silva foi a terceira unidade escolar, em menos de dois meses, a receber obras de reforma e ampliação. É uma Instituição que atende alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Abriga, desde o ano de 2001, a Sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), que dispõe de serviços ambulatoriais de atendimento nas áreas de psicologia, pedagogia, fonoaudióloga, fisioterapia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, musicoterapia, além de atender casos de todos os tipos que são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, secretaria de Saúde, entre outros órgãos.

“O SAREM não é uma escola. É um Centro de Reabilitação que funciona através da parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. A ação integrada entre essas secretarias é que garante o sucesso do nosso trabalho. Com essas obras que foram feitas, as equipes podem realizar as ações que sempre sonharam e não tinham condições de fazer”, explica Sheyla Azevedo Pereira, diretora do SAREM.

O secretário de Educação, Marcos Ribeiro, afirmou que a expansão da educação inclusiva no município é uma dos principais objetivos do prefeito Washington Quaquá, como forma de garantir os direitos constitucionais das crianças e adolescentes.

“A educação inclusiva é uma das questões mais importantes da nossa administração. E o nosso objetivo é ampliar cada vez mais os recursos que estão sendo investidos neste setor. Esse é um compromisso que tenho com a população e vamos honrar até o último dia do nosso governo”, garante o secretário.